Irmãs de Chambéry unificam Províncias

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, nasceu no coração da França, completando em 2016 trezentos e sessenta e seis anos de história e vida em missão nos cinco continentes! Uma vida enfrentando as turbulências de muitas guerras, confiscos de bens, expulsão de alguns países e chamadas a outros! Milhares de vidas doadas gota a gota e outras sofrendo martírio sangrento e cruel, junto com tantas pessoas fiéis a Deus e a seu Projeto!

Uma congregação feita de tantos passos, precisa estar sempre alerta aos desafios dos tempos e buscar respostas adequadas em fidelidade a seu Carisma de Unidade.

A Revolução francesa cortou a frondosa árvore da Congregação quase pela raiz. Mas poucos anos depois ela brotou mais forte, exuberante. As revoluções momentos, sem dúvida, cruéis ajudaram a espalhar ainda mais a “semente da Unidade” em todos os continentes!

As irmãs de S. José vieram da França para o Brasil especialmente em três grandes grupos: 1850 para Itu – SP; 1896 – PR e 1898 –RS.

A semente lançada em terras brasileiras encontrou solo fértil. Muitas jovens de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, … entraram na Congregação já nos primeiros anos de sua chegada ao Brasil. E logo as Irmãs se espalharam por quase todos os Estados do Brasil e, mais recentemente, na Bolívia e em alguns países da África.

Hoje, mergulhadas numa realidade cada vez mais articulada em redes, as Irmãs de São José (ISJ), sentem-se desafiadas a apostar e crescer na Unidade e Comunhão, Carisma que expressa sua forma de presença e missão na Igreja e no mundo.

Sendo em torno de 550 Irmãs no Brasil, fez-se sentir uma nova forma de organização. Deixar as estrutura de cinco províncias e uma região, para constituir uma Província Única pareceu ser um caminho necessário.

Desde 1970, realizavam-se encontros dos Conselhos, das Equipes de Formação, Comunidades Interprovinciais, etc. A partilha e reflexão inter indicava que caminhos novos precisavam ser tomados para fortalecer a vida em missão da Congregação. As Equipes de reflexão e articulação criadas ficaram responsáveis para agilizar o processo de integração.

Encontros, retiros, seminários de espiritualidade reunindo Irmãs das Províncias e Região foram acontecendo. Iluminadas por momentos orantes da Palavra de Deus, a situação atual da Congregação no Brasil foi avaliada com coragem e todas as Irmãs, também as mais debilitadas, sempre foram envolvidas na proposta.

A presença e ajuda amiga e experiente de Ir. Virma Barion, Carmelita de Vedruna e a assessoria atenta do Conselho Geral, garantiram as etapas que culminaram na desejada Integração.

Em 8 de março de 2014, por voto secreto, todas as Irmãs opinaram sobre a forma de organização, sendo que 83% optaram por constituir no Brasil uma Província Única tendo em vista:

– O reavivamento do Carisma e fortalecimento da vida em missão.

– Envolvimento e responsabilidade no assumir a vida em missão em todos os níveis.

– Mais união de forças e de meios na revitalização das obras apostólicas, na saúde das Irmãs, na formação, nas comunidades de inserção em meios populares, na abertura missionária…

– Busca conjunta de novos caminhos para responder aos clamores dos pobres, hoje, na dinâmica da fé e discernimento.

– Fortalecimento do sentido de pertença à Congregação como Corpo.

Nos dias 24 a 30 de janeiro de 2016, no CECREI – São Leopoldo/RS, 164 Irmãs, espontaneamente inscritas, participaram do Capítulo Provincial de criação da Província Única das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil e da eleição da superiora Provincial e Conselho.

A superiora geral Ir. Sally Hodgdon e a Conselheira Geral, Ir. Ieda Tomazini fizeram a leitura do Decreto de supressão das antigas Províncias e Região e da criação da nova organização.

A sede na Nova Província é Av. São José, nº 199 – Curitiba- Paraná.

Interessados/as em conhecer mais essa caminhada podem acessar o site: www.isjbrasil.com.br – link Integrando.

Muitas Congregações nos apoiaram com suas orações. Nosso agradecimento.

Continua nos acompanhando a “brisa leve do coração”, percebida pelo Profeta Elias e tantas vezes cantada por nós.

Ir. Domingas Zolet

Publicações recentes