III Seminário para formadores e formadoras em chave intercultural 

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No entardecer do dia 11 de junho de 2018, aos pés da Mãe Aparecida, iniciou o III Seminário para formadores e formadoras em chave intercultural, no Centro de Espiritualidade Santo Afonso, em Aparecida (SP,Brasil).

Em 2011, começou um caminho de reflexão e busca conjunta com formadores e formadoras que acompanham comunidades interculturais, animado pelas 5 Conferências de Religiosos e Religiosas do Cone Sul da CLAR. Naquele ano, realizou-se na Argentina o I Seminário para Formadores e Formadoras em chave de Interculturalidade, e, em 2014, foi a vez do II Seminário no Chile. Dado de que precisamos estar em contínua busca, foi convocado o III Seminário, que se realiza no Brasil, de 11 a 16 de junho.

Esse Seminário tem como objetivo partilhar, refletir, construir, participar e encontrar num ambiente que nos proporcione enriquecimento pessoal, comunitário e institucional. O total de participantes do III Seminário é de 100 pessoas, de 7 países: Brasil: 40; Argentina: 25; Chile: 10; Paraguai: 10; Uruguai: 5; Outras Conferências: 9; CLAR: 1.

A presidente da CRB Nacional Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro acolheu com simplicidade e alegria os/as participantes. Em sua acolhida destacou a alegria de estarmos na terra da padroeira. Somos chamados a dialogar com as diferentes linguagens buscando reflexões e não soluções, por sermos surpreendidos a cada instante de nosso serviço na formação com diversas realidades. Alertou a todos-/as a terem um espírito de ousadia em buscar o melhor caminho para a missão de acompanhar o processo formativo nas instituições.

Após sua saudação houve motivação a dinâmicas de integração, orientadas pela Irmã Ana Maria Guantay, com apresentação da equipe de coordenação.

A metodologia do seminário foi pensada para que os formadores e formadoras criassem  12 pequenas comunidades, para iluminação da missão formativa.

Nesse clima alegre e sereno de pequenas comunidades terminou o dia com a celebração da Eucaristia em memória de São Barnabé, apóstolo (séc. I), “filho da consolação”, que entregou aos apóstolos o que ganhara com a venda de seu campo. Homem de fé, virtuoso e cheio do Espírito Santo, apresentou Paulo à Igreja e foi companheiro dele na primeira viagem missionária e naquele que ficou conhecido como o primeiro Concílio de Jerusalém. Sua vida e missão nos inspirem no anúncio da Boa-Nova. A celebração foi presidida pelo Frei Moacir Casagrande.

 

 

Publicações recentes