III Seminário de Formação Inicial em Chave Intercultural

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Aparecida, 03 de março de 2018.

Aos Superiores e às Superioras Maiores de Congregações Religiosas

e Sociedades de Vida Apostólica.

 

“Ditosa tu que creste porque a Ruah Divina fará surgir em ti uma nova forma de vida.”

(Mensagem final do Congresso da VC)

 

Queridas Irmãs, queridos Irmãos!

Estamos imersos em um mundo de mudanças que se expressa cada vez mais em uma diversidade cultural rica e ao mesmo tempo desafiante. E é nesta realidade que, como Vida Religiosa, somos chamados e chamadas a ser testemunhas de que uma nova forma de vida é possível.

Como expressão deste cenário mundial, nossas comunidades formativas também se veem enriquecidas com uma diversidade de culturas, já que convivem em nossas casas de formação: diversidade de origens (culturas urbanas, camponesas, nativas…), de gerações, de tradições congregacionais, de países, etc. 

Em 2011, começou um caminho de reflexão e busca conjunta com formadores e formadoras que acompanham comunidades com estas características, animado pelas 5 Conferências de Religiosos e Religiosas do Cone Sul da CLAR. Naquele ano, realizou-se na Argentina o I Seminário para Formadores e Formadoras em chave de Interculturalidade, e em 2014 foi a vez do II Seminário no Chile. Dado de que precisamos estar em contínua busca, estamos convocando o III Seminário, que se realizará no Brasil.

Como disse o papa Francisco, estamos convidados e convidadas a “trabalhar pela ‘cultura do encontro’, de maneira simples ‘como fez Jesus’: não somente vendo, mas olhando, não somente ouvindo, mas escutando, não somente nos encontrando com as pessoas, mas interagindo com elas”.

Nestes Seminários, damos prioridade a formadores e formadoras e outros religiosas e religiosas vinculados/as à Formação, às Conferências Nacionais, Superiores e Superioras e religiosos e religiosas em tarefa de governo.

Decidimos, também, fazer extensivo convite às Conferências da Bolívia e do Peru, devido ao intercâmbio que está acontecendo também com estes dois países.

O total de participantes para o nosso III Seminário será de 100 pessoas, e dado que temos de partilhar os convites entre 7 países, a cota de participações se limita assim: Brasil: 40; Argentina: 25; Chile: 10; Paraguai: 10; Uruguai: 5; Outras Conferências: 9; CLAR: 1.

Data: segunda-feira, 11 de junho (15h) a sábado, 16 de junho (15h) de 2018.

Local: Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso.

Endereço: Rua Padre Claro Monteiro, 152, Aparecida – SP.

Telefone: + 55 (12) 3105-2245.

Assessores: Irmã Maria Menocal Lepe, csc. Secretária Geral da CONFER Peru; Irmã Marcela Soto, op, Teóloga da Bolivia; Frei Moacir Casagrande, ofm – Biblista do Brasil.

Equipe de Coordenação: ECOSUL e CRB.

Inscrição: Preencha o formulário https://goo.gl/forms/dpSRDxhdCf3GvajG2

U$D 100 (cem dólares) ou o equivalente em reais ao valor do dia.

Prazo: Até dia 30/04.

Hospedagem completa: R$ 780,00 (setecentos e oitenta reais) ou o equivalente em dólar ao valor do dia.

Aos inscritos, enviaremos informação e material de preparação para participar do Seminário com mais proveito.

Estará disponível um transporte no aeroporto de Guarulhos, que sairá às 12h (meio-dia), dia 11 de junho, rumo a Aparecida, sem custo adicional. O ônibus de regresso a Guarulhos sairá às 15h, dia 16 de junho. É bom ter em conta que, do aeroporto a Aparecida, são aproximadamente 3 horas de viagem. Quem precisa deste serviço deve solicitá-lo na Ficha de inscrição ou nas suas respectivas Conferências.

Quem não chegar neste horário, poderá viajar por seus próprios meios ao local do Seminário:

  • A partir do Aeroporto de Congonhas: tomar o ônibus ou táxi até a Estação Metrô São Judas. Depois tomar o Metrô até o Terminal Rodoviário Tietê. Dirigir-se à Empresa Pássaro Marrom para adquirir passagem a Aparecida. (Há ônibus de hora em hora.).
  • A partir do aeroporto de Guarulhos: procurar a agência de passagens da Empresa Pássaro Marrom e tomar o ônibus até São José dos Campos e daí até Aparecida. Tomar um táxi no terminal para dirigir-se ao local do Seminário (valor aproximado de 10 a 15 reais).

Uma carinhosa saudação a cada um e cada uma, e lhes pedimos desde já que rezem para que o Seminário seja um espaço que nos ajude a responder a partir dos valores evangélicos aos desafios da formação inicial em nossas respectivas realidades.

Pela Equipe ECOSUL.

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente da CRB Nacional

Ir. Clotilde Prates de Azevedo, ap

Assessora da CRB Nacional para as Novas Gerações da VRC e SAV

Publicações recentes