Igreja envia novas missionárias para o Haiti

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 05.002.14| A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB) realizaram na tarde desta terça, 04, uma Celebração Eucarística na qual as Irmãs Maria Câmara Vieira e Ideneide do Rêgo, foram enviadas para o Haiti.

Em sua homilia, o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom frei José Belisário da Silva, ofm, destacou que o Evangelho por si mesmo é boa noticia. Noticia de alegria. “Porém, essa alegria não é a alegria do mundo, porque tem uma cruz e a cruz de Jesus não pode ser escondida. Ao mesmo tempo em que anunciamos a boa notícia, devemos assumir a cruz”.  E fez referência à missão das Irmãs. “Talvez as duas Irmãs encontrarão o sofrimento humano e este,  por si mesmo,  não deve lhes abater. Poderá ser um momento de uma retomada”, relatou.

Dom Belisário lembrou também que a missão da Igreja no Haiti é representada pelas mulheres. “Estamos certamente muito bem representados como Conferência dos Bispos do Brasil, como Conferência dos Relgiosos e Relgiosas do Brasil. Que essas duas Irmãs levem a alegria do evangelho e ao mesmo tempo anunciem a cruz redentora de Jesus”, concluiu.

A missionária, da Congregação das Servas da Santíssima Trindade, Irmã Maria Câmara Vieira, 39, natural da cidade de Dourados-MS (foto), formada em Artes plásticas falou sobre o significado do envio. “Eu me sinto feliz por estar aqui sendo enviada pela CRB e CNBB, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, com todas as religiosas e religiosos. Vou em missão para uma realidade que clama por partilha, por amor, por carinho, pela nossa presença. Sinto-me enviada e confirmada neste ‘sim’. Irmã Maria afirmou ainda que sua expectativa e´ conhecer a realidade, colocar os dons à disposição para realmente fazer a vontade de Deus. “Meu dom é trabalhar com arte, mas estou aberta a trabalhar com a vida em todas as dimensões”, ponderou.

“Sinto uma grande alegria e gratidão porque mais recebemos que damos. Senti muita emoção durante a missa porque é a primeira missionária da Congregação das Servas que vai em missão para fora do país e espero que a partir desse envio possam surgir muitas vocações missionárias para a Igreja”, assim expressou a Superiora Geral da Congregação das Servas da Santíssima Trindade, Irmã Rosa Maria Gomes.

Irmã Ideneide do Rêgo, 46, natural de Barras-PI (foto à direita), da Congregação da Irmãs Carmelitas da Divina Providência é psicopedagoga e deixa a missão de Petrolina-PE, onde atendia a crianças carentes para atender as crianças do Haiti. “A missa confirmou mais uma vez o que já venho almejando, senti que Deus está me enviando. Minha expectativa é de ser presença de Deus junto ao povo do Haiti”, afirmou.

Para a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Dasir da Rocha Campos o envio das missionárias é um momento de bênção. “Enviar uma Irmã para o Haiti é uma bênção, o povo precisa de amor, de cuidado e sinto-me tão feliz como se eu estivesse indo. As crianças do Haiti, nas circunstâncias que estão vivendo precisam mais que as nossas. Como psicopedagoga, Irmã Ideneide vai trabalhar num programa de recuperação emocional das crianças para levantar sua autoestima, ajudá-las a crescer em consciência do valor que elas têm”, justificou.

Desde o terremoto que assolou o país em 2010, dizimando a população política, social e economicamente, a Igreja do Brasil (CNBB, CRB e Cáritas) assumiram por dez anos a responsabilidade de prestar um serviço evangélico e missionário no pais.  Desde então a comunidade intercongregacional atua de maneira criativa para encontrar alternativas de ajuda econômica, psicológica, cultural por meio do acompanhamento psicopedagógico e psicológico às crianças e suas famílias, através de hortas comunitárias, criação de animais comestíveis como o coelho, artesanato, acompanhamento espiritual, dentre outros.

Participaram da Celebração de envio, as assessoras e assessores da CRB Nacional: Irmã Antônia Mendes, Irmã Ivani Brito, Irmã Francisca Wanderley, Irmã Dionisia Pereira Duarte, Francisca Wanderley, Irmã Rosa Maria Martins Silva, Irmã Palmira Miranda Irmão Lauro Daros, Padre Mario Roessler, e Irmão Nelson Feix; representou a Diretoria da CRB Nacional, Irmã Maria Inês Ribeiro, mad. Fizeram-se presentes também, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis, o vice-presidente dom frei Belisário da Silva, ofm, o secretário geral da CNBB, dom frei Leonardo U. Steiner, ofm, o bispo responsável pelo setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, o presidente da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, sacerdotes, religiosos e religiosas e leigos da Diocese de Brasília-DF.

Siga a CRB Nacional no facebook e veja imagens do envio

Fonte: CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil

Publicações recentes