Igreja do Brasil enfrenta o problema da fome e da pobreza

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 10.12.13| A  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira realizaram, na tarde desta terça, 10, o lançamento da campanha mundial contra a fome e a pobreza.  A Campanha que tem como tema “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, faz parte de uma mobilização mundial da Caritas Internationalis que articulou 164 organizações membro para esse grande movimento em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social.

 O evento aconteceu na sede da CNBB, em Brasília e contou com a participação de várias instituições afins como CRB Nacional, Pontifícias Obras Missionárias, Fórum de Mudanças Climáticas. Se fizeram presentes secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, o presidente da Cáritas Brasileira dom Flávio Giovenale e,diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos.

 De acordo com a organização, o objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no Brasil, onde as  pessoas ainda são privadas da   alimentação adequada e de qualidade que é um direito humano.

 Durante o lançamento, foi exibido um vídeo gravado pelo Papa Francisco especialmente para o lançamento da Campanha. Francisco relata na primeira Exortação Apostólica escrita por ele  que  “não se pode tolerar mais o fato de se lançar comida no lixo, quando há pessoas que passam fome. Isto é desigualdade social”.

O secretário geral da CNBB, dom Ulrich Steiner revelou o que a Conferência espera dessa campanha: “um olhar aberto, uma generosidade, uma partilha para que pessoas não necessitem passar fome, muito menos morrer de fome. Haveremos de fazer uma coleta no futuro para solidarizarmos cada vez mais com as pessoas que passam fome”, disse. O secretário falou ainda sobre a relação da oração do Pai Nosso com a campanha. “ A oração do ‘Pai Nosso’ sempre nos abre para a dimensão da família humana, família de Deus. O Pai é pai nosso e o pão,  ‘nosso’. O Pai Nosso nos leva a partilhar a nossa vida, nossa existência”, afirmou.

 Dom Leonardo falou ainda sobre a tentativa de resolução da má distribuição de alimentos. “Temos iniciativas interessantes da coleta dos alimentos nos restaurantes, há uma preocupação cada vez maior onde se vendem os alimentos para a coleta daquilo que sobra a ser enviados para lugares onde faltam. Se conseguirmos aumentar essa percepção e esse cuidado na distribuição dos alimentos daremos  um grande passo”. Frisou ainda que é preciso atenção com os países onde existe muita fome, inclusive ajudando a implementar uma agricultura familiar que ajude a superar a questão da dependência alimentar.

Para a diretora executiva nacional da Cáritas, Cristina dos Santos, é fundamental um processo de escuta das comunidades sobre a realidade de pobreza e desigualdade no Brasil. “Saber como as pessoas estão percebendo isso, quais são as dificuldades que estão sendo enfrentadas, que sugestões elas fazem para os seus locais. É um material importante porque a partir dai poderemos dialogar  com os governos, com a própria Igreja que  também tem realizado muitas ações, mas se faz necessário escutar as bases, relatou. Segundo Cristina, a partir deste lançamento será inciado um diálogo com demais organizações para se somar forças no combate ao problema.

A diretora afirmou ainda  que a Cáritas tem também como proposta apresentar à sociedade o que a Igreja tem feito para enfrentar essa realidade de pobreza. “Muitos grupos, diversas pastorais realizam diversas ações e precisamos explicitar isso,demonstrar que a Igreja no Brasil tem feito muito”, narrou. Outra preocupação, conforme acenou a secretária, está relacionada com a situação do Haiti e um dos gestos concretos desta campanha deverá ser em favor dos haitianos. ” Queremos muito continuar apoiando as ações no Haiti e o assunto será aprofundado na Conferência dos Bispos em Aparecida”, ponderou. (Fonte: CRB Nacional)

Papa Francisco envia mensagem por ocasião do lançamento da Campanha

Publicações recentes