Igreja Católica abre novos espaços para atender imigrantes que chegam em São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Roseli Lara| 01.072015| Atendendo a um apelo do papa Francisco para que as estruturas da Igreja sejam abertas aos imigrantes e refugiados e diante da chegada constante de imigrantes haitianos e de outras nacionalidades (africanos, asiáticos, latino-americanos) organizações ligadas às congregações religiosas e à arquidiocese de São Paulo, se articulam para oferecer novas vagas de acolhida aos imigrantes, em espaços das suas próprias estruturas.

De acordo com o diretor do Centro de Estudos Migratórios (CEM), da Missão Paz, dos Missionários Scalabrinianos, padre Paolo Parise (CS), além das 110 vagas preenchidas na Casa do Migrante, mantida pela Missão, uma média de 100 imigrantes haitianos têm sido acolhidos na estrutura da Igreja Nossa Senhora da Paz.

No ano passado, a Missão atendeu mais de 7 mil imigrantes, com serviços de acolhimento (abrigo e alimentação), documentação, aulas de vários idiomas, intermediação do trabalho, entre outros.

Em 2015, o fluxo permanece, com a diferença que os ônibus saídos do estado do Acre, que estavam chegando com mais frequência até meados de maio, tiveram uma temporária suspensão. Mesmo assim, os haitianos em busca de trabalho, têm chegado a São Paulo, por outros meios. Apenas para São Paulo, está prevista a chegada de 920 haitianos nos próximos dias, com retomada do fretamento pelo governo.

Diante do drama humanitário que configura o rosto da imigração atual no Brasil, as organizações da Igreja Católica estão abrindo novos espaços de acolhida.

Segundo padre Paolo Parise, juntos, os novos espaços de acolhida possibilitarão a abertura de 300 novas vagas.

”Além da arquidiocese de São Paulo que deverá disponibilizar uma estrutura de três andares para o atendimento, estão abrindo novos espaços:  a Congregação das Irmãs Scalabrinianas, com 150 novas vagas, dentro de 45 dias e a Congregação das Irmãs Palotinas, com a ampliação da Casa da Mulher, de 40 para 80 vagas.

Nesta quarta-feira (24), próximo à Estação Armênia do metrô, um espaço da Pastoral da Criança, foi cedido para atender 50 haitianos. Padre Paolo Parise observa que diante da iniciativa da Igreja Católica, a prefeitura de São Paulo, assumiu o compromisso de auxiliar com a alimentação dos imigrantes.

O missionário ressalta que a Missão Paz acompanha a tramitação do projeto da Lei de Migração do país, que está no Congresso, cujo substitutivo foi aprovado recentemente no Senado e diz que, as organizações de defesa dos imigrantes tentam reverter alguns retrocessos na matéria, como o fortalecimento da figura da Polícia Federal, para continuar cuidando de questões migratórias, já que “migração não é caso de polícia”.

Fonte:Rede Scalabriniana/POM

Publicações recentes