Idosos somam 80% na Vida Religiosa Consagrada do Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 11.10.13 | Pesquisa revela que 80% dos consagrados e consagradas no Brasil atingiram a faixa de mais de 65 anos,   o que significa dizer que a vida religiosa na atualidade é composta quase que totalmente de idosos e idosas.Os dados foram apresentados pelo professor do Instituto de Filosofia Berthier, Iltomar Siviero, de Passo Fundo-RS, que desenvolveu o tema com cerca de 40 religiosos no curso sobre envelhecimento e missão, em Brasília, de 07 a 11 de outubro. Ouça.

{mp3remote}https://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/Envelhecimento_iltomar 2.mp3{/mp3remote}

O curso sobre Vida Religiosa, envelhecimento e missão é uma iniciativa do Centro Cultural Missionário(CCM) e e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS).

Para o diretor do Centro Cultural, padre Estevão Raschietti, sx, o que motiva a realização de cursos como esse é o fato de que grande parte dos missionários e missionárias estão em fase de envelhecimento. “vemos que o missionário quando está nessa etapa da vida precisa resignificar o seu modo de viver a missão, pois ele não pode mais estar na vida ativa, ou realizando tantas atividades e ações missionárias que até então ele realizava; por isso é importante compreender a missão nessa fase, para que ele continue em comunhão com a missão da Igreja e possa viver feliz”, explicou.

Publicações recentes