I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

O I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde será realizado nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2018, na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em resposta a atual crise nas instituições católicas de saúde, o objetivo do Congresso é unir forças e conhecimentos na busca de alternativas e soluções que possam garantir a continuidade sustentável das instituições, bem como, manter o serviço assistencial junto aos pobres.

Mais informações: www.cbics.com.br

Confira a carta oficial do Congresso na íntegra:

Caras Irmãs e Caros Irmãos,

As instituições católicas de saúde, em vários países, atravessam uma fase especialmente delicada. O tema tem sido constantemente exaltado pelo Santo Papa Francisco que, em sua Carta Circular Sobre a Gestão dos Bens nos Institutos de Vida Consagrada e nas Sociedades de Vida Apostólica, reforça a “necessidade crescente de profissionalismo, transparência, controles e economicidade nas congregações católicas”, mantendo sempre em primeiro plano o compromisso evangélico de assistência aos mais necessitados.

No Brasil, o cenário não é diferente. São enormes os desafios para conjugar a prioridade de nossos Carismas à lógica econômica e à eficiência. Nossas unidades de saúde precisam estar abertas à colaboração de técnicos, com projetos comuns e de partilha de boas práticas profissionais. Mais do que nunca, torna-se premente a realização de um trabalho conjunto, que possa alinhar nossos propósitos e interesses, tornando-nos mais fortes para suportar as pressões do mercado corporativo.

O I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde tem como tema Integração e Fortalecimento das Instituições Católicas de Saúde no Brasil e será realizado nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2018, na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Seu propósito é unir forças e conhecimentos na busca de alternativas e soluções que possam garantir a sobrevivência e sustentabilidade das nossas instituições e, como consequência, manter viva a missão assistencial junto aos pobres.

Reuniremos importantes personalidades do setor para um amplo debate, a partir do qual sairão propostas para uma atuação mais eficaz das instituições católicas na área da Saúde. No mesmo encontro, oficializaremos a criação da Associação Brasileira das Instituições Católicas de Saúde (ABICS), que já nasce com o propósito de ampliar a integração e fortalecer as instituições católicas do Brasil.

Sendo assim, diante de tão rica programação, gostaríamos de contar com sua presença e prestimosa colaboração, no sentido de divulgar e incentivar sua instituição religiosa a participar deste importante evento, que será um marco na integração das instituições católicas de saúde, em consonância com o pedido do Papa Francisco, por meio do Dicastério para o serviço do desenvolvimento humano integral.

Estamos certos de que, somente com a nossa união, poderemos enfrentar melhor os desafios que se apresentam e alcançar os objetivos em comum na promoção da assistência médica de excelência e voltada ao Ser Humano.

Cordialmente,

Irmã Maria Inês V. Ribeiro

Presidente da CRB Nacional

 Irmã Marinete Tiberio, FC

Presidente da Comissão Executiva do Congresso

Confira a Programação:

Publicações recentes