Homenagem da CNBB às mulheres

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília (RV) – “Que cada vez mais a Igreja possa valorizar e reconhecer as mulheres pelo que são e pelo que fazem”, disse o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha, na celebração de abertura da primeira reunião do Conselho Permanente da entidade neste ano, iniciada nesta terça-feira, dia 8.

A celebração, com homenagem às mulheres, também foi dedicada à reflexão sobre a misericórdia. “A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa”, propôs a motivação inicial.

Os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e dos dezoito regionais da CNBB estão presentes na reunião. A celebração contou com a presença dos colaboradores do secretariado geral da entidade, além dos representantes de Pastorais e organismos vinculados à Conferência.

Após uma leitura bíblica e a recitação do cântico de Colossenses, Dom Sergio fez uma breve reflexão. O presidente da CNBB lembrou que a Igreja, fiel a Jesus Cristo, à sua missão evangelizadora e que parte de Cristo, na força do Espírito, como propõe o objetivo geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, “é uma Igreja que se mostra como mãe amorosa, como mãe acolhedora, como mãe que abre o coração e as portas da casa para acolher a todos”.

“E nós sabemos como que as mulheres na Igreja nos ajudam a revelar essa face misericordiosa. Por isso que nós bendizemos a Deus pela Igreja, mãe misericordiosa, mas por todos aqueles, especialmente aquelas, que nos ajudam a viver como mãe misericordiosa, a revelar sempre mais o rosto misericordioso de Deus”, disse Dom Sergio.

Antes da bênção final, foram apresentadas preces pela Igreja, pelas mulheres, pela casa comum, pelos gritos das mulheres que clamam por respeito e dignidade e pela experiência da misericórdia a partir dos exercícios quaresmais.

Após a oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, Dom Sergio finalizou a celebração com uma frase do Papa Francisco: “A Igreja reconhece a contribuição indispensável da mulher na sociedade, com uma sensibilidade, uma intuição e certas capacidades peculiares que normalmente são mais características nas mulheres do que nos homens. Vejo com prazer como muitas mulheres oferecem novas contribuições para a reflexão teológica”.

Dom Sergio agradeceu, de forma especial, as que atuam na sede da CNBB, na ação Pastoral e nas famílias e na sociedade.

Em procissão da capela até o auditório Dom Helder Câmara, seguiram colaboradores, bispos e assessores, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida à frente e entoando a música “Santa Mãe, Maria”. A celebração foi encerrada com as felicitações às mulheres, que receberam das mãos dos bispos uma rosa.

Conselho Permanente

A pauta principal desta reunião do Conselho Permanente é a preparação da 54ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 6 a 15 de abril em Aparecida (SP). O tema central será “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”.

(CNBB-CM)

Publicações recentes