Frei Moser é velado na cidade de Petrópolis

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

G1.com | 09.03.2016 | Amigos, fiéis e religiosos se despedem nesta quinta-feira (10) do Frei Antônio Moser, de 75 anos, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A movimentação é grande desde as 20h de quarta-feira (9) e durante a madrugada desta quinta. O corpo ficará na igreja até as 13h.

Às 15 será celebrada uma missa de corpo presente pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão na Catedral São Pedro de Alcântara. Em seguida os presentes saíram em cortejo até o Mausoléu dos Frades do Convento do Sagrado de Jesus, que fica no Cemitério Municipal, onde o corpo será enterrado.

O Frei Moser foi baleado quando passava de carro na BR-040, na altura do Km 107. Ele se dirigia ao aeroporto, de onde viajaria para dar uma palestra em São Paulo. Segundo a polícia, dois homens de moto tentaram abordá-lo, mas Frei Moser teria acelerado o veículo e acabou sendo baleado. Ele ainda conseguiu parar o carro no acostamento mas morreu antes do socorro chegar. Após o crime o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Duque de Caxias, onde permaneceu até o meio da tarde.

Legado

Frei Antônio Moser foi diretor presidente da Editora e do Editorial Vozes, professor de teologia moral e bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis, pároco da Igreja de Santa Clara e diretor do Centro Educacional Terra Santa.

Conhecido conferencista, escreveu 27 livros e participou como co-autor de diversas obras e muitos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Era conhecido, também, pela intensa atividade pastoral.

Tristeza na cidade
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, declarou luto oficial por três dias. O Frei Antônio Moser receberia na próxima semana a Medalha Koeler Cruz de Mérito – uma das mais altas honrarias concedidas pelo município.

O Bispo Dom Gregório Paixão lamentou o falecimento do Frei Antônio Moser. Ele disse que se une em oração aos familiares e à Ordem dos Frades Menores. “Frei Antônio Moser foi um grande colaborador da Diocese, apoiando e contribuindo com a Pastoral da Educação. Neste momento de dor para todos, comunidade Diocesana se une em oração com a Ordem dos Frades Menores e familiares de Frei Moser”, disse.

Petrópolis perde um referencial de cultura e uma liderança religiosa ímpar.”

O presidente da Câmara, o vereador Paulo Igor, declarou que a morte do frei, de forma tão violenta, choca a todos. “Petrópolis perde um referencial de cultura e uma liderança religiosa ímpar. Frei Moser fazia também um trabalho exemplar como diretor do Centro Educacional Terra Santa, onde estivemos com ele por algumas vezes. O cuidado com a administração da escola que atende famílias carentes deixava ainda mais explicita sua preocupação com a questão social”, disse.

O prefeito Rubens Bomtempo disse que “a morte de Frei Moser é uma perda irreparável para Petrópolis, mas também para o Brasil e para o mundo. Que suas lutas nos sirvam de exemplo, para que possamos garantir cada vez mais oportunidades aos mais pobres e continuar construindo um mundo melhor para todos”, declarou.

Assessora e amiga de Frei Moser, jornalista Carla Coelho, que trabalhou com ele por 14 anos, não conseguia se conter. “Tínhamos uma relação de amizade e de companheirismo. Ele sempre foi alguém com quem pude contar. Entrou comigo no meu casamento, segurou minha mão e me levou ao altar. Foi a maior honra que ele poderia ter me dado na vida. Nesse momento me sinto como uma filha desolada, sem chão”, disse Carla emocionada.

Por nota, a Editora Vozes, a qual Frei Moser era diretor presidente, informou que está cuidando de todos os trâmites para liberar o corpo e organizar o velório e enterreo junto com a Província Franciscana.

 

Publicações recentes