Fé e Política é tema da Assembleia do Conselho Nacional do Laicato

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Inspirada nas palavras do Papa Francisco “É dever do cristão envolver-se na política”, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul 1 da CNBB, nos dias 14, 15 e 16 de março, na cidade de Presidente Prudente (SP), tem como tema um assunto bastante atual: “Fé e Política”.

Por conta disso, a organização da Assembléia elaborou uma programação de palestras, que terá no dia 14, à noite, uma rodada de conversa, onde a mesa será formada pelas mulheres participantes dos CNLBs Regionais, sob a coordenação da Edilene – CNLB-Bauru, com participação da Marcia – CNLB-Taubaté, Débora-CNLB-Marília e Fátima-CNLB-Bauru.

No dia 15 os trabalhos têm início com o padre Jurandir Severino de Lima – da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de Presidente Prudente, falando sobre Fé, baseado no Documento 91 da CNBB, num momento em que a CPT e as CEBs, enfrentam desafios de como motivar os participantes destes importantes segmentos, na luta pela terra, justiça e dignidade.

Logo após sua fala é a vez do coordenador da Comissão de Fé e Política do CNLB-SUL 1, Daniel Monteiro de Lima, apresentando um conjuntura do momento político atual, discorrendo com profundidade sobre a importância da participação efetiva do cidadão nas decisões políticas que afetam a vida de todos no dia-a-dia.

Concluindo o programa de palestras, o assessor do CNLB-Marília, padre Edson de Oliveira Lima, fala da prática sobre Fé e Política, com ilustração da luta que o CNLB-Marília tem levado a toda a sociedade mariliense, frente aos desafios impostos por medidas da administração da cidade que vão contra a dignidade e justiça social.

Após as palestras será aberto ao público para perguntas e acréscimos, formação dos grupos de trabalhos onde os participantes apontarão problemas/soluções em suas dioceses, cujo resultado será formatado num mapa/síntese, em que a organização denominará de Agenda de Mobilização Fé e Política do CNLB-SUL 1 para 2014.

Durante a AGO acontece o lançamento oficial do curso de Doutrina Social da Igreja, formatado pela Comissão de Fé e Política, e também um subsídio para coleta de assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político. As inscrições para a AGO podem ser feitas pelo www.cnlbsul1.com.br.

*Informações de Reinado Oliveira

Publicações recentes