Faleceu padre Bruno Secondin, uma vida dedicada à Lectio divina

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


Teólogo carmelita, padre Secondin pregou os Exercícios Espirituais para o Papa e a Cúria Romana em 2015. Por três anos, foi o responsável pelo comentário do Evangelho Dominical para a Rádio Vaticano.
Sergio Centofanti – Cidade do Vaticano

Após uma longa convalescença, faleceu aos 78 anos, na sexta-feira, 7, pouco depois da meia-noite, o sacerdote carmelita Bruno Secondi. Ordenado sacerdote aos 25 anos de idade, dedicou a sua vida a transmitir a Palavra de Deus por meio dos encontros da Lectio divina: simples e ao mesmo tempo profundo, conseguia chegar a todos, deixando sempre no coração o desejo de mudança no amor a Deus e aos outros.

Foi professor de espiritualidade moderna e fundamentos da vida espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ele vivia na Igreja de Santa Maria em Traspontina, na Via della Conciliazione, em Roma, a poucos passos do Vaticano. Escreveu cerca de trinta livros, sobre vários temas da espiritualidade.

Os Exercícios Espirituais em Ariccia

Em 2014, o Papa Francisco o havia nomeado como consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e em 2015 ele o chamou para conduzir os Exercícios Espirituais para a Cúria Romana no período da Quaresma, em Ariccia.

O padre Secondin havia escolhido o tema “Servidores e profetas do Deus vivo”, uma leitura pastoral do profeta Elias. Estes são os títulos de algumas das meditações: “Sair do próprio ‘vilarejo’”, “Caminhos de autenticidade” (as raízes da fé e a coragem de dizer não à ambiguidade), “Caminhos da liberdade” (dos ídolos vãos à verdadeira piedade) , “Deixar-se surpreender por Deus” (o encontro com um Deus que está em outro lugar e o reconhecimento do pobre que nos evangeliza), “Justiça e intercessão” (testemunhas de justiça e solidariedade), “Recolher o manto de Elias” (para se tornar profetas de fraternidade).

No final dos Exercícios, em 27 de fevereiro de 2015, o Papa agradeceu a ele com estas palavras:

“Em nome de todos, também do meu, quero agradecer ao Padre, seu trabalho entre nós para os nossos Exercícios. Não é fácil dar Exercícios a sacerdotes! Somos todos um pouco complicados, mas você conseguiu semear. Que o Senhor faça crescer estas sementes que você nos deu. E também faço votos, e desejo a todos, que possamos sair daqui com um pedaço do manto de Elias, em mãos e no coração. Obrigado, Padre!”

Amor pela Lectio divina

Na Igreja Santa Maria in Traspontina, seus encontros da Lectio Divina eram muito frequentados. “A Lectio divina – disse ele em entrevista à Rádio Vaticano – pode ser definida simplesmente como uma leitura reflexiva e uma escuta orante – sozinhos ou em grupo, em comunidade – de uma passagem da Escritura, da Bíblia, que porém é acolhida como palavra que Deus pronuncia para nós e que sob o influxo do Espírito Santo nos leva a compreender o coração de Deus a nosso respeito, a nossa situação diante d’Ele. Por isso precisamos de meditação e silêncio, oração e arrependimento. E então floresce também em atitudes de esperança, de compromisso, de solidariedade e de diálogo”.

Ele enfatizava a importância da Palavra de Deus entrar na vida concreta de cada dia: “É um dos pontos sobre os quais prestamos muita atenção: que a Palavra seja respeitada em toda a sua riqueza. Portanto, um primeiro passo é de respeito e de aprofundamento pela Palavra como tal, porque sua riqueza está às vezes escondida atrás de uma palavra, uma expressão, uma frase”.

“Segunda coisa: que esta luz dentro da Palavra seja derramada sobre o viver, sobre os problemas, sobre os nós, também nos dolorosos túneis da nossa vida, e os ilumine de dentro, desbloqueando-os de certas dificuldades de compreensão e de aceitação, para chegar a colocar juntos, em síntese, a luz que Deus nos oferece, a fadiga de nosso compreender e viver a vida e juntos fazer um caminho de confiança e de reinterpretação. É por isso que a Lectio serve muito como orientação sapiencial para a vida, como suporte de percursos que devemos dentro da vida saber desfraldar e iniciar”.

Fonte: www.vatican.news

Publicações recentes