Estátuas roubadas na tenda da Casa Comum são jogadas no rio Tibre

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


O triste episódio do roubo e da destruição das estátuas indígenas da Amazônia

O roubo e o ato de jogar no rio Tibre as três estátuas de madeira que representavam mulheres indígenas grávidas, constituem um triste episódio, que fala por si só.

Impressiona algumas das reações a este gesto violento e intolerante: “foi feita justiça”, foi a manchete entusiasmada de um site italiano, depois que as imagens do roubo gravadas pelos autores foram publicadas nas redes.

Em nome da tradição e da doutrina jogou-se fora, com desprezo, uma efígie da maternidade e da sacralidade da vida. Um símbolo tradicional para os povos indígenas que representa a ligação com a nossa “mãe terra”, assim definida por São Francisco de Assis no seu Cântico das Criaturas.

Aos novos iconoclastas, passados do ódio lançado nas redes sociais à ação, poderia ser útil reler o que afirmou um dos novos santos canonizados poucos dias atrás, o cardeal John Henry Newman. No seu Essay on the Development of Christian Doctrine, publicado em 1878, a propósito da adoção por parte da Igreja de elementos pagãos o santo
“O uso dos templos e dos altares dedicados a santos particulares, algumas vezes decorados com ramos de árvores, incenso, lâmpadas e velas; as ofertas com intenções votivas em agradecimento a uma graça alcançada; a água santa, o asilo; as festividades e as estações litúrgicas, o uso de calendários, as procissões, as bênçãos dos campos, os paramentos sacerdotais, a tonsura, a aliança de casamento, a oração dirigida ao oriente, e em um momento sucessivo também as imagens, talvez até mesmo os cantos eclesiais e o Kyrie Eleison: todos são de origem pagã, e foram santificados pela sua adoção na Igreja”.

Andrea Tornielli
Vatican news

Publicações recentes