Escutar a Palavra

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Vivemos um momento singular da história da humanidade, caracterizado pela mudança de paradigmas em todos os campos do saber e da atividade humana, abalando os quadros referenciais que até há pouco tempo eram considerados sólidos e intocáveis. E, ao mesmo tempo, percebe-se a emergência dos valores da igualdade e da diversidade e a busca de caminho para uma convivência harmoniosa entre os povos. Os temas liberdade, diversidade, pluralidade e subjetividade ganham força, impulsionados também pela globalização e pela cultura da mídia.

Neste contexto, a vida religiosa consagrada sente-se fortemente atingida e vive uma situação de perplexidade em relação ao futuro e ao seu lugar na Igreja e na sociedade. Em todos os lugares, é grande o seu esforço para transfigurar o seu rosto, adequando-o aos tempos pós-modernos e à cultura digital.

O contexto atual convoca os cristãos, e em particular, os (as) consagrados (as) para uma urgente e desafiadora tarefa: a escutar a Voz da Palavra que ressoa na Revelação, na Criação, na história, na realidade, no gemido dos que sofrem; a discernir o Rosto da Palavra em Jesus, Verbo encarnado, e no rosto desfigurado dos pobres das nossas periferias geográficas e existenciais; a construir a Casa da Palavra, em comunidades orantes e missionárias, fraternas e solidárias; a percorrer os Caminhos da Palavra na missão, nos campos e nas cidades, nas estradas da comunicação e da cultura digital.

Em vários momentos, o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Gaudete et Exultate insiste na importância da escuta atenta e silenciosa da Palavra. Para ser fecunda e produzir abundantes frutos de amor e de justiça, a Palavra precisa ser escutada com atenção e acolhida sinceramente no coração. Na dinâmica do seguimento radical de Jesus, a atitude de escuta autêntica é fonte geradora de vida nova e de rostos transfigurados; faz florescer o amor e a justiça e situa os (as) religiosos (as) na continuidade dos profetas e profetisas bíblicos, que souberam indicar ao povo os caminhos do Senhor.

Escutar não é simplesmente ouvir algo externo; é uma atitude contemplativa e profética que gera compromisso com a realidade escutada; é uma comunicação amorosa e fiel. A verdadeira escuta leva a estabelecer um diálogo fecundo. O Deus do êxodo escuta e dialoga com seu povo. “Vi a opressão do meu povo, ouvi seus gritos por causa de seus opressores; pois eu conheço suas angústias. Por isso desci a fim de libertá-los” (Ex 3,7).

Deus, que vê a humilhação de seu povo, escuta seu clamor e reconhece seus sofrimentos, dialoga com Moisés. Ele desce para libertar seu povo das mãos de seus opressores e não realiza sozinho esse processo de libertação, mas por meio das pessoas que escutam e aceitam o seu convite: “Vai! Eu te envio; eu estarei contigo” (cf. Ex 3,12).

A arte de escutar com o coração chama-se obediência, palavra de origem latina que significa, literalmente, dar ouvidos a, escutar, seguir os conselhos de alguém. Da escuta verdadeira nasce a fé. A obediência na fé implica uma atitude de silêncio interior, de esvaziar-se de si mesmo, de eliminação dos ruídos que distorcem ou interferem na comunicação da mensagem.

A escuta cristã é, em primeiro lugar e acima de tudo, escuta do Filho amado do Pai, Jesus: “Este é meu Filho amado, escutai-o” (Mc 9,7). Somos ouvintes da Palavra que é o próprio Cristo. Somente a partir desta escuta do Filho Amado, a vida religiosa consagrada adquire seu verdadeiro sentido e originalidade.  A experiência de escutar Jesus pode ser desconcertante, pois muitas vezes, suas exigências não estão em sintonia como nossos projetos.

Escutar Jesus é a verdadeira vocação do cristão. A escuta reverente de Jesus é verdadeira e profunda participação nos sofrimentos e nas esperanças, nas angústias e alegrias da humanidade, que tem sua expressão maior na cruz de Jesus, lá onde a escuta se torna obediência e dom total pela vida do mundo (cf. Fl 2,5-11).

É o Espírito que nos introduz na escola da escuta de Jesus e da realidade, a qual se torna para a Igreja de todos os tempos um indispensável critério de discernimento para ler eventos e situações à luz da fé, nas inevitáveis encruzilhadas de uma história em transformação, que geme e agoniza, aguardando ansiosamente a adoção filial (cf. Rm 8,22-25). 

A fé como escuta da Palavra exige mudança total, que envolve todo o ser: inteligência, vontade, coração, forças físicas e renova nossas relações, orientando-as, dia após dia, à maior solidariedade, na lógica do amor. Fé e amor são inseparáveis. A fé em um Deus que é amor e se fez próximo do ser humano, encarnando-se e doando a si próprio, indica, de modo luminoso, que somente o amor verdadeiro realiza plenamente o ser humano.

A escuta autêntica de Deus onde a vida clama é expressão de amor total e do compromisso com a justiça do Reino de Deus.  Escutar com o coração é um desafio que pede docilidade a ação do Espírito, fonte de mística, profecia e esperança. Por isso, como exorta o Papa Francisco, no início do documento Gaudete et exultate, rodeados por uma grande nuvem de testemunhos dos que nos precederam somos convocados a deixar de lado o que nos atrapalha e correr com perseverança, mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé (cf. Hb 12,1-2).

Vera Ivanise Bombonatto

Pertence à Congregação das Irmãs Paulinas. É doutora em Teologia Dogmática, responsável pela área de teologia e membro do Conselho Editoria de Paulinas e do Conselho Editorial da Revista Convergência.

Publicações recentes