Equipe Interdisciplinar reúne-se na sede da CRB Nacional e prepara o III Seminário da VRC

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Está reunida na sede da CRB Nacional nos dias 22 e 23 de novembro a Equipe Interdisciplinar para tratar de diversos assuntos, entre eles, o III Seminário da Vida Religiosa Consagrada, a se realizar em maio de 2020.

De início foi feita memória dos Seminários anteriores.

De 23 a 27 de fevereiro de 2012, no Centro de Espiritualidade Inaciana Vila kostka, Itaici, Indaiatuba (SP), aconteceu o I Seminário da VRC, com o tema: “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”. Contou com a participação de Superiores Maiores dos Institutos Religiosos associados à CRB Nacional, Diretoria Nacional, Comissão Executiva Nacional, Presidentes e Assessoras das Conferências Regionais, Equipes de Reflexão Bíblica, Teológica, Psicológica e Missionária; Conselho Superior, Conselho Fiscal e Conselho Editorial da Revista Convergência.
O Seminário reuniu Religiosas/os de todo o Brasil com a finalidade de redescobrir o sentido profundo da Vida Religiosa Consagrada, revitalizando a paixão por Jesus e seu Reino, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração encarnada, a contemplação sábia da realidade, compromisso discipular- missionário, a convivência como irmãos e irmãs e comunhão com toda a criação.

De 07 a 10 de abril de 2015, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida (SP), Ano da Vida Consagrada,  houve o Congresso com o tema: “Assumir o Núcleo Identitário da VRC: atitude profética, processo mistagógico”. E como lema: “Não ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32). O Objetivo foi: “Animar, fazer arder o coração da Vida Consagrada para a missão e a profecia, em vista da vivência da radicalidade do seguimento de Jesus Cristo, com alegria e esperança”. Foi um momento privilegiado para celebrar juntos/as o Ano da Vida Consagrada no qual o Papa Francisco nos pede para reavivar em nós a esperança, a alegria e a fé. 

 

De 4 a 8 de maio de 2018, em Aparecida (SP), aconteceu o II Seminário da Vida Religiosa Consagrada. Na alegria e em comunhão com toda a Igreja, os religiosos e religiosas abraçaram a caminhada mariana no jubileu dos 300 anos de Aparecida, com a peregrinação da imagem, pelas 20 Regionais. Teve como tema: Mística e Profecia na missão comunitária. Integrar mística e profecia, com o coração ardente e pés de peregrino/a, de olhos abertos e ouvidos atentos às novas fronteiras de missão, acolhendo os impulsos do Espírito, no seguimento missionário de Jesus.
A mística acontece num processo de se deixar amar e seduzir por Deus. A oração nutre a mística. Assim fazia Jesus. “Permanecia em lugares desertos e orava” (Lc 5,16).
Viver a profecia nada mais é do testemunhar a fé e levar a Boa Notícia experimentada em Deus que nos impulsiona a estar “em saída”. 
Não se pode entender a mística na VRC e sua vivência na Igreja sem tocar a dimensão profética da missão. Consagramo-nos para os outros e não para nós mesmos.(Plano de Ação 2016-2019 – p. 22)

O lema foi: “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida”. Foi um lema que se tornou um apelo. Tal clamor se traduziu em urgências e prioridades no Plano Global da Conferência Latino-Americana de Religiosos (CLAR) para os próximos anos:

– Dinamizar a cultura do encontro que considere o estilo relacional de Jesus, que fomente a participação inclusiva, que ajude a revisar nossos estilos de vida e nos impulsione a uma saída missionária.

– Promover a justiça social em uma VRC que reconheça o protagonismo dos pobres e trabalhe com eles pela superação da iniquidade, articulando redes em favor da libertação integral das vítimas de um sistema injusto.

– Abrir-se à ecologia integral, a partir de uma conversão que reconheça a sacralidade da criação e a interdependência de todas as criaturas, no “cuidado da Casa Comum”.

– Promover a participação da mulher na vida social e eclesial.

 

De 13 a 16 de maio de 2020, acontece o III Seminário da VRC , com o tema: Mística e missão: quatro conversões na VRC.

Os assessores da Equipe Interdisciplinar da CRB trabalham preparando este Seminário.

 

 

 

Publicações recentes