Encontro dos Coordenadores Regionais da PV/SAV

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O encontro dos coordenadores regionais da Pastoral Vocacional/SAV ocorreu nos dias 20 a 22 de fevereiro, na Casa de Retiro Filippo Salmadone em Brasília (DF).

O evento contou com a participação do assessor da Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC) da CNBB, pe. João Candido da Silva Neto, a representante da CRB Nacional, ir. Clotilde Prates de Azevedo,  do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e dos coordenadores dos regionais.

Durante a reunião, os participantes refletiram sobre a caminhada da Pastoral nos regionais; pe. Antônio Ramos do Prado, assessor do Setor Juventude da CNBB, iluminou o estudo do documento preparatório ao Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Segundo irmã Ir. Antonia Storti, das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria, e coordenadora da PV/SAV do Regional Norte 1, o clima do encontro foi de “de grande comunhão e fraternidade; sentimos ressoar em nós as palavras do papa Francisco na carta aos jovens por ocasião da apresentação do documento: ‘Quis que estivésseis no centro da atenção, porque trago-vos no coração’”.

O estudo evidenciou a necessidade sempre crescente de um trabalho de comunhão na “busca de novas modalidades, linguagens, estímulos e caminhos que saibam alcançar o coração dos jovens e transmitir-lhes a beleza e a alegria do Evangelho, a importância de escutar uma Voz que chama, de ver aquele Olhar cheio de amor que nos convida a realização do projeto de amor que Ele, o nosso Pai, reserva por cada um de nós” afirma ir. Antonia.

Durante a reunião também foram feitos encaminhamentos para: o Mês Vocacional deste ano que tem como tema: “A exemplo de Maria, discípulos e missionários” e o lema: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se” cf Lc 1,38; o 3º Ano Vocacional do Brasil e IV Congresso Vocacional em 2019; o Diretório de Pastoral Vocacional.

Os coordenadores regionais “acolheram com muita alegria a participação e envolvimento da CRB neste projeto trienal da pastoral vocacional no Brasil. Agora temos a missão de repassar e animar os Grupos de Reflexão Vocacional nas várias Regionais”, afirmou ir. Clotilde.

 

Publicações recentes