Em Minas, educadores da Rede ESI debatem o tema da C. F 2015 e acendem velas contra o Tráfico de Pessoas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Educadores do ESI-Colégio Santa Teresa, em Ituiutaba- MG iniciam, Ano Letivo com debate sobre o tema da C. F 2015 e acendem velas por ocasião do Dia Internacional de Oração contra o Tráfico de Pessoas.

Por Assessoria de Imprensa| 07.01.15| Cerca de 50 educadores do ESI- Colégio Santa Teresa das Irmãs Missionárias Scalabrinianas, se reuniram na manhã deste sábado, 7, em Ituiutaba- MG, para dar início às atividades do Ano Letivo de 2015.

A Comunidade Educativa sob assessoria da missionária Scalabriniana Irmã Rosa Maria Martins Silva, aprofundou o tema Igreja e Sociedade e a problemática do Tráfico de Pessoas cujo Dia Internacional de Oração se celebra no próximo domingo, 8.

A origem do cristianismo, sua relação com o Império Romano, a Igreja e os desafios missionários no Brasil-Colônia, a Era Vargas, o período da Repressão até os dias atuais e atitudes e vozes proféticas da Igreja que teceram a rede da evangelização e do compromisso com questões referentes ao bem comum como a opção preferencial pelos pobres à luz da Palavra de Deus, em vista de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária foram assuntos enfatizados pela assessora.

“O que pretendemos neste encontro é ajudar a aprofundar o sentido e a razão de ser educadores católicos frente às propostas que a Igreja, iluminada pelo Evangelho e pelo Concílio Vaticano II, lhes faz: Se comprometer e  formar cidadãos comprometidos com as causas sociais por meio do diálogo e do serviço ao povo brasileiro em vista da construção de uma sociedade mais agradável de se viver porque mais fraterna, mais humana e mais justa”, disse a assessora.

Irmã Rosa acrescentou, ainda que, o lema da C.F, “eu vim para servir” é um forte  apelo à conversão do coração, em tempos de quaresma,  para que cada cristão se comprometa com a busca do bem comum, da caridade, do serviço gratuito,  numa sociedade que prima pelo individualismo e pela intolerância em relação ao outro.

Durante o encontro os educadores puderam aprofundar o tema Igreja e Sociedade através da meditação da Palavra de Deus relacionando a ação da Igreja na sociedade hoje com os atos e as propostas de Jesus, por meio de trabalhos de grupo.

Para a Diretora do ESI-Colégio Santa Teresa, Irmã Shirley Anibale  Guerra é de suma importância esta unidade com Igreja no aprofundamento e compromisso com a C. F. 2015: “Eles estão trabalhando com os alunos do Infantil,  Fundamental e ensino Médio. Se nós formarmos bem a nossa clientela, hoje, serão os futuros profissionais e terão grande influência na sociedade e,  além de estarmos trabalhando com os alunos, estamos trabalhando também com a família. Acho importante essa formação deles, pois eles estão com a mão na massa, em contato direto com os alunos”, afirmou.

Educadores rezam e acendem velas contra o Tráfico de Pessoas

Por ocasião do Dia Internacional de Oração contra o Tráfico de Pessoas, os educadores do ESI- Santa Teresa fizeram um significante momento de oração e acenderam velas individuais contra o Tráfico de Pessoas.  Razão desta ação é que no domingo, 8,dia de Santa Bakhita, que foi vítima do crime, a Igreja convoca toda a sociedade a acender uma vela e rezar em vista do fim deste mal  que dizimas milhares de famílias no mundo.

 

Também neste domingo, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, presidirá uma missa nesta intenção, em Roma. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Escritório da Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodc), as vítimas do tráfico para diversos fins, como exploração sexual, trabalho forçado, tráfico de órgãos e adoções ilegais, chega a 21 milhões, no mundo.

A Rede Talitha Kum, da Vida Consagrada contra o Tráfico preparou para o Dia Internacional de Oração um site onde aqueles que desejarem poderão acender a sua vela virtual em unidade com toda a Igreja e as pessoas de boa vontade que trabalham na luta pela erradicação deste mal.

Veja imagens do encontro

Publicações recentes