Por Rômulo de Melo Balbino, Lúcia e Cleide

09.04.2016| Acontece em Fortaleza, na Casa de retiros da Irmãs Josefinas, desde o último dia 08, o encontro de formação para junioristas, noviços, postulantes e aspirantes. O evento tem como tema “Comunicação na Vida Consagrada e é assessorado pela missionária scalabriniana e assessora executiva da CRB Nacional para a Comunicação, Irmã Rosa Maria Martins Silva.

A assessora iniciou o encontro destacando a necessidade de aprimorar e aprofundar a comunicação nas relações fraternas em vista de melhor qualidade de vida nas comunidades religiosas. “É fundamental para a saúde da Vida Consagrada o cuidado com a comunicação interpessoal que se dá em nível verbal e não verbal. Muitas vezes os problemas comunitários surgem por causa de uma comunicação deficiente”, garantiu.

Segundo Irmã Rosa essa deficiência se deve a falta de abertura, preconceitos, clichês que rotulam os colegas de comunidade. “Para que tenhamos uma comunicação eficaz e eficiente, promotora da vida dos membros, o autoconhecimento poderá favorecer a formação de uma comunidade alegre, madura, livre, sadia e verdadeiramente fraterna. E os formandos tem todo espaço para esse crescimento”.

Ainda, segundo a Irmã, a raiz dos problemas comunitários está na comunicação. A verdadeira comunicação leva a um real encontro com Deus, com o outro, consigo mesmo e com a natureza criada. “Comunicação e Vida Consagrada tem tudo a ver com o cuidado da casa comum. Pessoas felizes na comunidade terão prazer de observar, cuidar-se e cuidar do ambiente aonde vivem.

Para cuidar do outros e da natureza, acrescentou Irmã Rosa, “preciso tomar consciência de que meu corpo e meu espírito, em primeiro lugar,  precisam de cuidados. Quantos religiosos e religiosas mal cheirosos, que não cortam o cabelo, que não cuidam da saúde e da higiene pessoal. Isso é comunicação não-verbal e interfere na missão e nos relacionamentos comunitários”.

Nos trabalhos de grupos, os formandos concluíram a partir da reflexão feita que comunicação e misericórdia, tema tratado pelo Papa na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações é assunto e conteúdo a ser levado a sério pelas comunidades religiosas no período inicial e durante a formação  permanente.

A coordenadora da CRB Regional de Fortaleza, Irmã Geralda de Fátima Miranda, rmnsd, falou sobre o que motivou o curso. “Os meios de comunicação estão muito presentes entre os jovens, inclusive na Vida Religiosa e é muito importante saber usá-los”, disse.

Irmã Geralda disse, também, sobre a sua satisfação em relação ao número de adesões ao curso. “A equipe da CRB está muito satisfeita com o número de formandos com cerca de 50 jovens e a participação de alguns formadores”.

Para a coordenadora existe um receio por parte da Vida Consagrada em relação ao impacto desses meios, inclusive na formação, mas concorda que se faz necessário inserir o tema neste período formativo.

Para as comunidades religiosas que ainda permanecem resistentes e não se abriram a esta realidade das novas tecnologias, Irmã Geralda ressalta que esse é um dos temas a ser trabalhado na Assembleia Geral Eletiva de julho dada a sua importância. “Hoje é inaceitável a Vida Religiosa como um todo negar o acesso aos meios de comunicação social”.

Durante todo o sábado os formandos e formandas aprofundaram os documentos da Igreja referentes à comunicação, o impacto das redes sociais na Vida consagrada e na Igreja e dedicaram a tarde na produção de matérias jornalísticas e registro fotográfico.

O encontro termina na manhã do domingo, 10, com a Celebração Eucarística.

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?