Em Fortaleza, formandos discutem sobre Comunicação na Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rômulo de Melo Balbino, Lúcia e Cleide

09.04.2016| Acontece em Fortaleza, na Casa de retiros da Irmãs Josefinas, desde o último dia 08, o encontro de formação para junioristas, noviços, postulantes e aspirantes. O evento tem como tema “Comunicação na Vida Consagrada e é assessorado pela missionária scalabriniana e assessora executiva da CRB Nacional para a Comunicação, Irmã Rosa Maria Martins Silva.

A assessora iniciou o encontro destacando a necessidade de aprimorar e aprofundar a comunicação nas relações fraternas em vista de melhor qualidade de vida nas comunidades religiosas. “É fundamental para a saúde da Vida Consagrada o cuidado com a comunicação interpessoal que se dá em nível verbal e não verbal. Muitas vezes os problemas comunitários surgem por causa de uma comunicação deficiente”, garantiu.

Segundo Irmã Rosa essa deficiência se deve a falta de abertura, preconceitos, clichês que rotulam os colegas de comunidade. “Para que tenhamos uma comunicação eficaz e eficiente, promotora da vida dos membros, o autoconhecimento poderá favorecer a formação de uma comunidade alegre, madura, livre, sadia e verdadeiramente fraterna. E os formandos tem todo espaço para esse crescimento”.

Ainda, segundo a Irmã, a raiz dos problemas comunitários está na comunicação. A verdadeira comunicação leva a um real encontro com Deus, com o outro, consigo mesmo e com a natureza criada. “Comunicação e Vida Consagrada tem tudo a ver com o cuidado da casa comum. Pessoas felizes na comunidade terão prazer de observar, cuidar-se e cuidar do ambiente aonde vivem.

Para cuidar do outros e da natureza, acrescentou Irmã Rosa, “preciso tomar consciência de que meu corpo e meu espírito, em primeiro lugar,  precisam de cuidados. Quantos religiosos e religiosas mal cheirosos, que não cortam o cabelo, que não cuidam da saúde e da higiene pessoal. Isso é comunicação não-verbal e interfere na missão e nos relacionamentos comunitários”.

Nos trabalhos de grupos, os formandos concluíram a partir da reflexão feita que comunicação e misericórdia, tema tratado pelo Papa na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações é assunto e conteúdo a ser levado a sério pelas comunidades religiosas no período inicial e durante a formação  permanente.

A coordenadora da CRB Regional de Fortaleza, Irmã Geralda de Fátima Miranda, rmnsd, falou sobre o que motivou o curso. “Os meios de comunicação estão muito presentes entre os jovens, inclusive na Vida Religiosa e é muito importante saber usá-los”, disse.

Irmã Geralda disse, também, sobre a sua satisfação em relação ao número de adesões ao curso. “A equipe da CRB está muito satisfeita com o número de formandos com cerca de 50 jovens e a participação de alguns formadores”.

Para a coordenadora existe um receio por parte da Vida Consagrada em relação ao impacto desses meios, inclusive na formação, mas concorda que se faz necessário inserir o tema neste período formativo.

Para as comunidades religiosas que ainda permanecem resistentes e não se abriram a esta realidade das novas tecnologias, Irmã Geralda ressalta que esse é um dos temas a ser trabalhado na Assembleia Geral Eletiva de julho dada a sua importância. “Hoje é inaceitável a Vida Religiosa como um todo negar o acesso aos meios de comunicação social”.

Durante todo o sábado os formandos e formandas aprofundaram os documentos da Igreja referentes à comunicação, o impacto das redes sociais na Vida consagrada e na Igreja e dedicaram a tarde na produção de matérias jornalísticas e registro fotográfico.

O encontro termina na manhã do domingo, 10, com a Celebração Eucarística.

Publicações recentes