Em 2020 encontro mundial das virgens consagradas – Instrução é publicada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


Publicada a Instrução ‘Ecclesia Sponsae Imago‘, sobre a Ordo virginum: o primeiro documento da Santa Sé que aprofunda e disciplina esta forma especial de vida consagrada, dedicada às mulheres. O cardeal João Braz de Aviz faz votos de que em 2020 realize-se em Roma um encontro mundial das virgens consagradas, para celebrar com o Pedro o 50º aniversário do Rito

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica publicou na terça-feira (3 de julho) a Instrução Ecclesiae Sponsae Imago sobre a Ordem das Virgens. O documento em italiano, inglês, francês e espanhol é assinado pelo prefeito do dicastério, cardeal João Braz de Aviz e pelo secretário, o arcebispo José Rodriguez Carballo

O cardeal brasileiro assim apresenta o documento:

“‘As virgens consagradas são imagem da Igreja esposa de Cristo’, desta forma o decreto da Sagrada Congregação para o Culto Divino, que sob mandatado pelo Beato Papa Paulo VI promulgou o novo Rito da consagração das virgens, apresentava as mulheres consagradas na Ordo virginum. Era 31 de maio de 1970. Como acontecia nas comunidades apostólicas e na época patrística, após séculos era concedida a possibilidade de receber esta consagração também as mulheres que permanecem em seu ordinário contexto de vida, e não mais reservado às monjas.

A Instrução Ecclesiae Sponsae Imago, que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica apresenta hoje, retoma essa definição. Depois do Rito litúrgico e das normas nela contidas, a Instrução é o primeiro documento da Sé Apostólica que aprofunda a fisionomia e a disciplina desta forma de vida.

Dentro de dois anos, em 2020, o Rito retomado celebrará o 50º aniversário. No meio século passado, com a resposta da Igreja particular, esta peculiar vocação feminina foi conhecida e amada em todo o mundo.

As virgens consagradas estão presentes em todos os Continentes, em numerosas Dioceses, e oferecem seu próprio testemunho de vida em todas os âmbitos da sociedade e da Igreja. Em 2016, durante o Ano da Vida Consagrada, uma estatística aproximada estimava a presença de mais de cinco mil virgens consagradas no mundo, em contínuo crescimento.

A Instrução sobre a Ordo virginum pretende responder aos pedidos que numerosos Bispos e virgens consagradas nestes últimos anos têm apresentado à Congregação para a Vida Consagrada sobre a vocação e o testemunho da Ordo virginum, a sua presença na Igreja universal, e – em particular – sobre a formação vocacional e discernimento.

Ecclesiae Imago sponsae quer ajudar a descobrir a beleza desta vocação, e contribuir para mostrar a beleza do Senhor que transfigura a vida de tantas mulheres que diariamente a experimentam.

Expresso hoje um desejo, o de organizar e concordar e ver reunidas em Roma virgens consagradas de todo o mundo, para um novo encontro internacional em 2020, para celebrar com Pedro, o 50º aniversário do Rito”.

Documento em espanhol: https://is.gd/9ZARjS

Documento em italiano: https://is.gd/iQ9dyj

Documento em inglês: https://is.gd/QJIlT7

Fonte: Vatican news

Publicações recentes