Domingo, 8 de fevereiro: Dia de Oração contra o Tráfico Humano

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime C. Patias |07.02.15| O papa Francisco convocou para este domingo, 8, o Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. A iniciativa tem como tema: “Acenda uma luz contra o tráfico de pessoas”. É promovida pelos Pontifícios Conselhos dos Migrantes e da Justiça, em parceria com a União Internacional dos Superiores Gerais.

Na data é celebrado o dia de Santa Bakhita, canonizada em 2000 por São João Paulo II. De origem africana, Josefina Bakhita foi raptada ainda na infância para ser escrava na Europa. Após quase 20 anos de maus-tratos e humilhações, foi entregue a uma família que decidiu levá-la à sua terra natal, deixando-a com as Irmãs Canosianas, ordem na qual se firmou.

A oração proposta pela Rede Internacional da Vida Consagrada contra o tráfico de pessoas Talitha Kum faz parte dos materiais que pretendem ajudar na reflexão sobre uma realidade apontada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema foi “Fraternidade e Tráfico Humano”.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, gravou uma mensagem em vídeo convidando o povo brasileiro a participar dessa iniciativa. “Reservemos neste dia um tempo para acendermos uma vela e também para fazermos uma pequena oração pelas vítimas do tráfico humano”, disse dom Damasceno na mensagem (Assista ao vídeo).

Campanha Missionária de 2014, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) também alertou sobre a realidade do tráfico humano. As vítimas desse crime representam a escravidão moderna. O tema escolhido foi “Missão para libertar” e do lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). A missão para libertar está no centro da mensagem cristã e denuncia toda prática perversa de exploração, em que os seres humanos são tratados como mercadoria.

Entre as organizações que realizam um trabalho permanente de prevenção e combate ao Tráfico Humano encontra-se a “Rede Um Grito pela Vida” formada por aproximadamente 150 religiosos e religiosas de diversos Regionais e Congregações, e que desde 2006 é parte constitutiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional.

Programação
No domingo, dia de Santa Bakhita, o cardeal João Braz de Aviz presidirá uma missa em memória das 21 milhões de vítimas do tráfico para diversos fins, como exploração sexual, trabalho forçado, tráfico de órgãos e adoções ilegais, segundo o Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Escritório da Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodc).

Um site preparado para o Dia Internacional de Oração e reflexão contra o tráfico de pessoas propõe que seja acesa uma vela simbolizando o pedido para que o tráfico tenha fim. No endereço podem ser compartilhados testemunhos “de esperança e liberdade”.

Com informações da CNBB

Publicações recentes