Dom Odelir vai presidir a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó (SC) foi eleito para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no próximo quadriênio (2019-2023) na tarde desta terça-feira, 7/5. Ele é o coordenador do grupo de trabalho sobre o Mês Missionário Extraordinário deste ano.

Ao dizer seu sim à pergunta do presidente da CNBB, ele disse: “Agradeço a confiança dos irmãos. Por amor à missão, eu aceito”.

Ele assumiu o ministério episcopal na Diocese de Chapecó no dia 01 de fevereiro de 2015, sendo nomeado em 03 de dezembro de 2014 pelo Papa Francisco. foi transferido da Diocese de Sobral, no Ceará, onde atuava desde o ano de 2010.

Nasceu no dia 18 de abril de 1963, no município de Campo Erê. Ali foi ordenado padre pelos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (mccj), no dia 17 de abril de 1992.

Cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e teologia no Instituto Católico, em Paris, França. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996. Além desta função exerceu a de formador, conselheiro provincial, no Brasil, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da Congregação em Roma, Itália.

Entre 1992 e 1996, atuou no Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções. Foi nomeado Bispo de Sobral (CE) pelo Papa Emérito Bento XVI, e ordenado em 12 de dezembro de 2010, quando também assumiu o pastoreio daquela Diocese.

Publicações recentes