Discípulos missionários da misericórdia é tema de retiro na diocese de São José dos Campos (SP)

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Ser missionário é ser presença de Deus no mundo, na vida das pessoas, nas situações e contextos que precisam sentir Deus presente e atuante. Assim, a nossa missão é ser presença de Deus”. A afirmação é do padre Jaime C. Patias, IMC, secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

Esta e outras reflexões foram feitas durante um retiro realizado neste domingo, 24, em São José dos Campos, com a participação de mais de 200 missionários de seis paróquias.

O retiro foi promovido pela paróquia Sagrado Coração de Jesus com o apoio de um grupo de padres e de dom José Valmor César Teixeira, SDB, bispo de São José dos Campos.

Ao abordar o tema “Discípulos missionários da misericórdia”, padre Patias mostrou um itinerário do discipulado. Segundo ele, em primeiro lugar precisamos começar “pelo reconhecimento das nossos pecados e arrependidos, celebrar a misericórdia de Deus; depois tomar a decisão de passar pela Porta Santa da Misericórdia assumindo o compromisso de uma vida nova conforme propõe o Ano Jubilar; a Parta Santa nos leva até a Eucaristia, Jesus doado como Pão da vida eternar; a Porta Santa nos leva também, para o encontro com o Palavra, sabedoria de Deus; por fim, reconciliados, novas criaturas, alimentados pela Eucaristia e pela Palavra, precisamos partir para comunicar essa maravilhosa alegria, como discípulos missionários da misericórdia de Deus revelada por Jesus. Essa é a Boa Notícia que restaura, cuida, cura e salva vidas. Isso é definitivamente missão”.

O missionário destacou ainda, que todos nós podemos cooperar com a missão de três maneiras: “por meio da oração; oferecendo nossas doações para sustentar projetos missionários e colocando-nos à disposição para partir em missão”. O missionário da Consolata que já esteve em Moçambique durante nove anos e dirigiu a revista Missões por 10 anos, lembrou que a “Igreja é por sua natureza missionária, isto é, enviada. Então pelo batismo, todos podemos e devemos ser enviados. A missão é um mandato de Jesus”. Nesse sentido, apresentou o material da Campanha Missionária 2016 a ser realizada no mês de outubro e que este ano tem como tema “Cuidara da Casa Comum é nossa missão”.

Indagado sobre como ser missionário, padre Patias lembrou que cada um deve “olhar para seus dons e colocá-los a serviço da missão de Deus, como um ministro ordenado, um leigo, uma leiga, que assume uma pastoral, um trabalho dentro da Igreja e reúne outras pessoas em torno de Jesus assumindo um projeto da vida de ir ao encontro dos mais necessitados. Todos nós podemos doar parte do nosso tempo, da nossa vida e dons, para a missão por que já recebemos tudo de graça. Deus é um dom para nós e agora nos cabe também sermos dons para os outros”, complementou.

O padre diz que se sente realizado sendo de uma congregação missionária que tem como carisma a missão ad gentes, além-fronteiras. “A minha vida é estar disponível para a missão de Deus no mundo. Como secretário nacional da Pontifícia União Missionária, que trabalha numa Equipe a partir de Brasília (DF), em todo o Brasil, procuro ajudar na reflexão e sobretudo, na formação dos seminaristas e presbíteros para os desafios da missão aqui e além-fronteiras. Por isso me sinto realizado nesse trabalho de animação missionária nas dioceses para que elas assumam a sua responsabilidade em sair e evangelizar também em outros lugares”.

O assessor falou ainda da necessidade das paróquias e dioceses darem passos mais ousados na missão nas periferias do mundo onde ninguém deseja ir, ninguém quer pisar.

Com informações de Gustavo Maciel, Pascom São José dos Campos

Publicações recentes