Curso de Missiologia e Animação Pastoral reflete sobre comunidade em missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Teve início, nessa terça, dia 3 de fevereiro, no Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília (DF), o segundo módulo do 2º Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral. A formação reúne 29 participantes de todo Brasil e se estende até o dia 13.

A iniciativa é promovida pelo CCM em parceria com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo (RS), instituição mantida pelos missionários da Sagrada Família da Província Brasil Meridional. A finalidade do curso é oferecer uma formação específica a leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária, particularmente os coordenadores e membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidi).

A formação de agentes que se dedicam à animação missionária é um fator básico para o desenvolvimento das atividades e para levar adiante um projeto de Igreja discípula-missionária na perspectiva do documento de Aparecida. Eles e elas são chamados a assumir um autêntico espírito missionário numa época em que essa dimensão é solicitada por todos os âmbitos eclesiais. Segundo a coordenação do curso é preciso capacitá-los para focar o debate sobre trilhos evangélicos apontando pistas de ação que mexam, antes de tudo, com uma renovada identidade eclesial.

O curso consta de três módulos, de dez dias cada um, ao longo de três anos. O tema da missão é tratado sob quatro enfoques: contextual, fundamental, pastoral e missionária. Cada uma dessas perspectivas tem três abordagens: o desafio cultural, religioso e social no mundo de hoje (ótica contextual: os sinais dos tempos); as dimensões bíblica, eclesiológica e teológica (ótica fundamental: teologia da missão); as mediações da catequese, da liturgia e da paróquia missionária (ótica pastoral: os caminhos da missão); os âmbitos da comunicação, do diálogo inter-religioso e da educação à mundialidade (ótica missionária: as fronteiras da missão).

No segundo módulo são contemplados os quatro enfoques interligados pelo tema geral da “comunidade em missão”: o panorama religioso no mundo de hoje; o desafio do diálogo ecumênico e inter-religioso; a dimensão missionária da liturgia; e perspectivas eclesiológicas para a missão hoje.

Esse último tema abriu a programação e contou com a assessoria do professor Sérgio Coutinho, e lembrou o Concílio Vaticano II, a 50 anos de seu encerramento. “Não se trata da comemoração de uma recorrência qualquer, nem tampouco e simplesmente da memória de um evento marcante, importante, sem dúvida, único na história”, afirma o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, SX. “O concílio foi o evento-chave no qual a Igreja redefiniu radicalmente seu compromisso essencial e profético diante do mundo de hoje, inaugurando uma época de transição de uma cristandade fechada e autocomplacente para uma Igreja mundial e missionária” concluiu o missiólogo. Uma das tarefas do curso de missiologia, segundo padre Estêvão, é indagar a onde se encontra a Igreja no Brasil nesta travessia, quais são os entraves e quais as perspectivas. Esse enfoque será tema também de outros eventos promovidos pelo CCM a exemplo do 4º Simpósio de Missiologia marcado para os dias 23 a 27 deste mês, que refletirá sobre os 50 anos do Decreto Ad Gentes do Vaticano II.

Com informações do CCM.

Publicações recentes