Curso de formação missionária para formadores de seminários

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Jaime C. Patias| 13.03.2015| O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Comissão para a Missão Continental da CNBB, programou, para 2015, duas edições do Curso de Formação Missionária para Reitores e Formadores de seminários. A primeira edição acontece nos dias 18 a 22 de maio, na sede das POM, em Brasília (DF) com o tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco).

A segunda edição do curso será realizada de 28 de setembro a 02 de outubro, no CCM.

O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

O curso destina-se a reitores, membros de equipes de formação e professores de seminários de todo o Brasil. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição, incluindo a hospedagem, é de R$ 600,00. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site do CCM (www.ccm.com.br).

Os organizadores da formação lembram que recentes documentos da Igreja e o Papa Francisco propõem colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária. Presbíteros e bispos são lideranças fundamentais nessa tarefa e muitos estão empenhados nesse caminho eclesial. Entretanto, é comum ouvirmos queixas sobre a falta de espírito missionário no clero, sendo urgente uma formação mais focada no eixo pastoral-missionário, conforme sugerem o Documento de Aparecida e as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (cf. DAp 100e; Doc. 93 da CNBB).

A iniciativa está em sintonia com o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que acontece nos dias 9 a 12 de julho, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG), com a participação de até 300 pessoas entre seminaristas, reitores, formadores, bispos e convidados. Nesse sentido, o curso em Brasília serve de preparação para o Congresso.

A programação prevê reflexões sobre teologia e espiritualidade da missão com o padre Estêvão Raschietti, SX, secretário executivo do CCM; Formação para a missão, com dom Giovanni Crippa, IMC, bispo de Estância (SE); e Organização e articulação dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises), com o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, IMC.

Confira aqui o conteúdo programático do curso

Serviço: Semana de Formação para Formadores de Seminários
Local: Pontifícias Obras Missionárias, SGAN 905 Conj. “B” – Brasília (DF).
Data: de 18 a 22 de maio 2015
Público: reitores, membros de equipes de formação e professores de seminários
Inscrições: por meio do do site www.ccm.org.br
A taxa, incluindo formação e hospedagem, é de R$ 600,00. Vagas limitadas.
Mais informações: Tel.: (61) 3340 4494- E-mail: uniao@pom.org.br

Confira todos os cursos oferecidos pelo CCM

 

Publicações recentes