Cultura vocacional é tema de formação no Centro Cultural Missionário

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Nyzelle DondéComeçou nesta segunda-feira (24), no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), a 3º Semana Vocacional Missionária para animadoras e animadores vocacionais. A formação é promovida pelo CCM, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Religiosa. A programação se estende até dia 28 de março e tem como objetivo qualificar os serviços de animação vocacional frente às mudanças socioculturais na sociedade e na Igreja no Brasil, pós Conferência de Aparecida. A perspectiva é construir uma cultura vocacional, como expressão de uma Igreja em permanente estado de missão.

Padre Estêvão Raschietti, sx, diretor do CCM apresentou o tema “Igreja em estado permanente de missão: contexto para construir cultura vocacional”. Raschietti salientou a importância da dimensão missionária e peregrina da Igreja como fundamento intrínseco do cumprimento da missão, nas expressões da saída, do êxodo e de caminho a ser percorrido. Uma missão que comunica vida plena nas diferentes situações. “Deus continua chamando, é Ele que faz a missão”, afirmou Raschietti.

Teologia e espiritualidade para uma cultura vocacional missionária Latino-americana será o tema desenvolvido nesta quarta-feira, 26, pelo padre Valdecir Ferreira, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Irmã Nilza Fátima de Moraes, FMA, falará sobre os Caminhos e orientações pedagógicas para a Pastoral Vocacional Missionária. No último dia do curso, serão traçadas propostas concretas de ação para o trabalho vocacional missionário aplicadas à realidade de cada participante.

Na opinião do frei Maurício dos Anjos, OFM Cap, que participa da formação, a Igreja em estado permanente de missão auxilia na construção da cultura vocacional. “A 3ª Semana Vocacional Missionária me fez tomar consciência de que como animador vocacional tenho que ter a pessoa de Jesus Cristo como centralidade da minha missão e deixar revelar seu amor e seu modo de ser através de minha atitudes e gestos. Nossa vida tem que ser atraente e assim sermos protagonistas do amor de Deus em nosso carisma congregacional”, complementa.

No segundo dia de encontro a Irmã Roziana Abílio Freire, FMA se sentiu provocada. “Pergunto-me de fato se queremos criar uma cultura vocacional, que exige de nós mudança de mentalidade e metodologia, ou se buscamos apensa solucionar a crise de vocações em nossas instituições. Esta provocação levo para a minha realidade com o desejo de resignificar nossa animação vocacional na certeza de que a vocação é Dom de Deus”, afirma a religiosa.

Participam do curso mais de 50 pessoas oriundas dos diversos lugares do Brasil, entre padres, religiosas, religiosos e leigos.

Conheça todos os cursos oferecidos pelo CCM.

Publicações recentes