Criado o INSTITUTO SUPERIOR DE DIREITO CANÔNICO SANTA CATARINA – ISDCSC

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, comunicou à CRB Nacional, a ereção canônica, em Florianópolis (SC), no último dia 16 de julho, do INSTITUTO SUPERIOR DE DIREITO CANÔNICO SANTA CATARINA – ISDCSC -, já em processo de agregação à Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e aguardando a aprovação da Congregação para a Educação Católica.

A criação do ISDCSC está intimamente ligada ao momento histórico que a Igreja vive. As duas últimas Assembleias do Sínodo dos Bispos, que trataram diretamente do tema do matrimônio e da família, a entrada em vigor das duas Cartas Apostólicas em forma de motu proprio – Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et Misericors Iesus (08 de dezembro de 2015), e a publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris laetitia” (Sobre o amor na família), no dia 08 de abril de 2016, expressam de maneira inequívoca a sensibilidade pastoral e o desejo inadiável do Papa Francisco de ir ao encontro de tantos que precisam do abraço misericordioso da Igreja e da ação qualificada, célere e próxima da Justiça Eclesial, respondendo às angústias de tantos casais que duvidam da validade do próprio matrimônio.

Se os desafios que envolvem o matrimônio e a família já justificam a criação de um instituto que promova o estudo jurídico-canônico, a Igreja, sobretudo no Brasil, precisa promover a formação de um número maior de especialistas em Direito Canônico, seja para o serviço nos Tribunais Eclesiásticos, para os serviços administrativos, de assessoria e consultoria nas cúrias diocesanas ou em outros âmbitos da vida eclesial, seja para o ensino e o desenvolvimento da ciência jurídico-canônica.

O ISDCSC tem sua sede no Provincialado das Irmãs da Divina Providência, em Florianópolis. Os professores, todos com comprovada experiência magisterial, pastoral e forense, garantirão uma formação de excelência.

Através do site www.isdcsc.org.br é possível conhecer melhor o instituto e obter maiores informações, bem como fazer a pré-inscrição para o processo seletivo (que acontecerá no dia 08 dezembro). As aulas terão início em fevereiro do próximo ano. Se precisar, é possível, também, entrar em contato direto com o Diretor do ISDCSC, Pe. Dr. Tarcísio Pedro Vieira – (48) 9155.8550, ou com o Secretário-Geral, Pe. Dr. Valdinei de Jesus Ribeiro, CMF – (41) 9966.9612.

Publicações recentes