CRB de Porto Velho realiza curso de Formação Missionária

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Beth C. Imperial | 04.-5.2015| CRB Regional Porto Velho-RO realizou nos dias 1 a 3 de maio de 2015, em Porto Velho-RO, o Curso de Espiritualidade Missionária, sob a coordenação de Ir. Ivani Brito – setor de Missão da CRB Nacional e a assessoria de padre Joaquim Andrade, SVD, membro da equipe de assessores do CCM e da equipe interdisciplinar da CRB nacional. Participaram 12 religiosas, 04 religiosos dos núcleos de Porto Velho e Ariquemes (RO), Humaitá (AM), Rio Branco (AC).

Padre Joaquim, iniciou a sua fala dizendo que a “missão é sempre de Deus e nós somos colaboradores na sua missão”. O assessor destacou ainda que “o primeiro aprendizado do missionário é que ele conheça o significado de tirar os sapatos no processo de ir à cultura do outro. O segundo aprendizado é a continuação do primeiro: saber se tornar um bom hóspede e o terceiro é aprender a entrar no jardim do outro”.

Padre Joaquim é indiano e especialista em dança Bharata Natyam pelo Gyan Ashram Institute of Performing Arts, de Mumbai, como tal nos ajudou a alargar os horizontes missionários, nos fazendo rezar através das danças circulares e liturgia oriental indiana. As reflexões foram muito provocativas e nos levaram a rever nossa maneira de ser como pessoa, missionários (as), como Igreja, como Congregações… nos ajudaram a ver de maneira nova as nossas atitudes e missão em nosso contexto ribeirinho, indígena, amazônida, migrantes, etc.

Agradecemos de coração a CRB Nacional por esta oportunidade de formação missionária como ação concreta do Ano da vida consagrada. Nossos agradecimentos ao Padre Joaquim e I.r Ivani Brito pela assessoria competente.

 

Publicações recentes