CRB MINAS| No dia 11 de outubro, cerca de 300 religiosos e religiosas das diferentes congregações e institutos seculares participaram da Peregrinação da Vida Religiosa Consagrada no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

O dia teve início com uma acolhida calorosa e oração. Na oração o Frei Oton da Silva membro da coordenação regional apontou: Na exortação Apostólica Vita Consacrata, o papa João Paulo II tomou como ícone da Vida Consagrada a experiência de Jesus no monte, na transfiguração do Senhor: é preciso subir o monte, contemplar o rosto transfigurado do Senhor; sentir que é bom estarmos aqui’, e finalmente, descer do monte e anunciar a boa notícia do Reino. O momento orante aconteceu no espaço chamado de Arena da Amizade ao ar livre. Em seguida, os participantes tiveram um momento livre de partilha; encontro, reencontro, convivência fraterna e de muita alegria. Ás 11h houve a celebração eucarística.

O arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a celebração, exortando os presentes segundo a liturgia do dia.

Tomando o evangelho do jovem rico (Mc 10,17-30), Dom Walmor insistiu que é preciso que a Vida Consagrada se interrogue continuamente sobre ‘o que ainda lhe falta’ para seguir fielmente o evangelho. Muitas coisas foram feitas até o presente momento, coisas belas e grandiosas, mas não estamos prontos/as; percebemos, assim como o jovem rico, que há algo ainda mais radical à nossa frente. O bispo convocou e insistiu aos consagrados/as que se aproximam mais da Igreja local e que sejam na Igreja a alegria, amor e ternura. “Nós somos as mãos e os pés de Deus”. “O que a Igreja espera de nós é o testemunho”.

Ao final da celebração, o arcebispo lançou o convite, que foi prontamente acolhido por todos os presentes, de que esta peregrinação passe a ser prioridade no calendário da CRB-Minas como compromisso anual. A coordenação juntamente com todos os presentes acolheram com alegria o convite. E Prometeram constar no calendário de 2016 a Peregrinação da Vida Consagrada à Serra da Piedade.

Após a celebração o grupo saiu em procissão sob o ‘manto’ da Virgem da Piedade até a igreja antiga onde o bispo abençoou e abraçou a todos e todas.

Fonte: CRB Minas

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?