CRB convida para o Encontro Justiça, Paz e Integridade da Criação

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília, 07 de janeiro de 2015

Às / aos

Superioras/es Maiores

Provinciais, Regionais e toda Vida Religiosa Consagrada do Brasil.

Queridas Irmãs, queridos Irmãos,

O objetivo primeiro desta correspondência, é iniciar um diálogo sobre Justiça, Paz e Ecologia. Acompanhamos os sinais dos tempos e com atenção voltada para as grandes causas sociais e para as questões ecológicas, constatamos que cada vez mais vivemos relações injustas provocadas pelo modelo econômico, politico, social, cultural e religioso, que desencadeia violência, marginalidade, divisão, desequilíbrio ecológico e uso irracional dos bens da Mãe Terra causando não somente maior pobreza, mas também destruição da própria vida.

Impulsionadas pelo grande convite do nosso querido Papa Francisco ao dedicar um  Ano à Vida Consagrada acolhemos e apoiamos com todo o coração o seu chamado a viver o Evangelho com ternura, simplicidade e autocrítica, superando a comodidade autoreferencial (DA 8,94). Comprometemos-nos a ser comunidades “em saída”, “Igreja com as portas abertas […] para chegar às periferias humanas” (EG 46), em sintonia com toda a criação, e pelo Horizonte e as prioridades deste Triênio da CRB Nacional que nos convida a “intensificar nossa presença missionária e atuação profética, nas situações de fronteira (humanas, geográficas, sociais e culturais) e periferias”, que queremos dar continuidade a reflexão e atuação em prol destas causas. A questão da Justiça, Paz e Ecologia são compromisso de todos nós. A CRB Nacional sempre esteve atenta a essas questões, sempre esteve na defesa dos mais pobres e marcou presença nas grandes lutas do povo. Por muitos anos contamos com a valiosa atuação do Grupo de Reflexão e Ação de Justiça e Solidariedade-JUS-SOL, composta por Religiosas e Religiosos comprometidos/as na defesa da vida dos mais necessitados.

Sabemos que são muitas as iniciativas e compromisso das Congregações e famílias Religiosas nestas frentes de ação, gostaríamos de retomar a caminhada convidando cada irmã, cada irmão a refletir conosco estas questões que para nós tem uma relevância muito grande.

Se a sua congregação tem interesse de contribuir na reflexão, aprofundar e partilhar suas experiências de Justiça, Paz e Ecologia e seu compromisso com os pobres, envie-nos o contato de uma pessoa de sua Congregação como referência. E desde já convidamos para  um Encontro que acontecerá de 04 a 06 de junho de 2015, em Brasília na Casa de Retiros Assunção. Em breve estaremos disponibilizando a carta e a ficha de inscrição no site da CRB Nacional. Informação na CRB Nacional no Setor de Missão. missão@crbnacional.org.br

Participemos todos e todas da grande coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular elaborado pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Entre no site www.reformapolíticademocratica.org.br/colete-assinaturas. Faça cópias do formulário, procure colher assinaturas o mais que puder e envie para o endereço que se encontra no próprio formulário, até março de 2015. Vamos abraçar essa causa! (Veja ficha de inscrição em anexo)

Na certeza de que o Deus da vida que cuida de nós com muito carinho,

O meu abraço de fraternidade e de Paz!

Ir. Maria Inês Ribeiro, mad

Presidente Nacional da CRB

 

 

 

Publicações recentes