Convite a Unidade e a Oração pela 25° Assembleia Geral Eletiva

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

     CRB NACIONAL

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL

 SDS Bloco H nº 26 Sala 507 Edifício Venâncio II
CEP: 70393-900 – Brasília – DF

Tel.: (61) 3226-5540 – Cel.(61) 98451-0248

  presidente@crbnacional.org.br

www.crbnacional.org.br

 

            Brasília, 17 de junho de 2019.

Of. 021/2019

 

DE:                Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad – Presidente da CRB Nacional 

PARA:           Membros dos Institutos de Vida Consagrada  – Sociedades de Vida Apostólica

                      Comunidades de Vida Monástica e Vida Contemplativa

ASSUNTO:   Convite a Unidade e a Oração pela XXV Assembleia Geral Eletiva

 

Queridas Irmãs e queridos Irmãos!

 

            Estamos quase findando o Triênio, marcado por inúmeras experiências  no âmbito da nossa sociedade, da Igreja  e da Vida Consagrada.  Como Vida Religiosa Consagrada buscamos firmar nossa vocação e identidade, “seguir Jesus, na alegria e na radicalidade evangélica e estar, como Ele, preferencialmente,  ao lado dos pequenos, dos pobres, dos doentes, das pessoas colocadas à margem da sociedade”.

            Em nossa realidade de Brasil sofremos com as medidas que violam os direitos constitucionais, como a proposta de reforma da previdência, a redução dos recursos para uma melhor educação no país,  armamento da população,  sérias ameaças às políticas de proteção aos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a proteção social às crianças e adolescentes,  a liberação de 199 tipos de pesticidas para devastar ainda mais a Amazônia e outras terras, comprometendo e agravando a saúde do nosso povo e a entrega do Pré-Sal ao capital estrangeiro.  

            Podemos refletir com São Paulo neste momento: “Temos esse tesouro em vasos de barro… Somos atribulados em toda parte, mas não esmagados, estamos em tremenda dificuldade, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não desamparados; derrubados mas não destruídos. Trazemos em nosso corpo a agonia de Jesus, para que em nosso corpo também se manifeste a vida de Jesus” (Cf. 2Cor 3,7-10).

            A vida tem que prevalecer!  Escolhemos o Deus da Vida! Como Consagrados/as fomos convidados/as a perceber que Deus tem nos dado muitos sinais, tem feito nascer “coisas novas”, tem nos mostrado horizontes e nos dado lucidez e coragem diante dos imensos desafios que vivemos.  

            O Lema do Triênio que encerramos, “Vejam que estou fazendo uma coisa nova: ela está brotando agora, e vocês não percebem?” (Is 43,19) fortalece nossas iniciativas e preparação  da XXV Assembleia Geral Eletiva – AGE, que acontecerá em Brasília, de 10 a 14 de julho, cujo Tema será: CONSAGRADAS E CONSAGRADOS EM MISSÃO, e o Lema: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”(Jo 2,5).   A CRB, como grande Comunidade Intercongregacional,  escolherá  o Horizonte e as Prioridades para o próximo triênio/2019-2022.

Com o sentimento de gratidão e comunhão, confio que vocês continuarão nos apoiando  na preparação e posterior concretização das decisões da Assembleia. É dentro de um sereno espírito  de reflexão e discernimento  que toda a dinâmica está acontecendo. 

  O Papa Francisco diz que para ter “acesso ao povo brasileiro é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração”. Que precioso momento este, chegar aos/às Consagrados/as de todo o país para convidá-los/as  a estar em sintonia conosco, de maneira especial,  pois  confiamos  a vocês  nossa XXV Assembleia Geral Eletiva que vai acontecer de 10 a 14 de julho, em Brasília. OREM CONOSCO E POR NÓS!  Vocês podem nos acompanhar pelo  site – www.crbnacional.org.br  – no blog, no facebook e youtube –  “XXV Assembleia Geral Eletiva”.

Os Irmãos e Irmãs Gerais, Provinciais ou Delegados/as, Coordenadores/as Regionais não esqueçam de trazer seu celular, tablet ou notebook pois o processo eletivo acontecerá através destes meios. Assim, o processo será muito mais rápido e eficaz se usarmos nossos próprios equipamentos. Lembre-se do carregador do seu equipamento ou celular.

Se você faz uso de algum medicamento, lembre-se de trazê-lo.  Algumas pessoas tem dieta alimentar, no caso, comunique-nos no e-mail: secretaria@crbnacional.org.br  até o dia 25/06. Lembramos aos Presbíteros que tragam Túnica e Estola.

Um grande abraço, na Divina e Trina Ternura

 

 

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes