Convergência jan-fev 2019 – nº 518

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Direito e Justiça em todo o tempo

A Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil deseja Feliz 2019 à VRC, especialmente aos leitores e leitoras da Convergência, revista da CRB. Que seja um ano de paz, de luz e de esperança. Este ano é um tempo importante para a VRC, pois de 10 a 14 de julho acontecerá a XXV Assembleia Geral Eletiva, quando se definirão o Horizonte e as
Prioridades da VRC para o próximo Triênio: 2019 – 2022. Que a XXV AGE se realize em clima de docilidade ao sopro e à luz do Espírito Santo.

Papa Francisco, na Carta ao Povo de Deus, cita São Paulo: “Um membro sofre? Todos os outros membros sofrem com ele” (1 Cor 12, 26). Refere-se ao sofrimento vivido por muitos menores devido aos abusos sexuais, de poder e de consciência cometidos por um número notável de clérigos e pessoas consagradas. Expressa o Papa que “a dor das vítimas e das suas famílias é também a nossa dor, por isso é preciso reafirmar mais uma vez o nosso compromisso em garantir a proteção de menores e de adultos em situações de vulnerabilidade”.

A Seção Mártires/Santos vem com a biografia da Imã Dulce, o Anjo Bom do Brasil. Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos. No velório, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, políticos, empresários, artistas, se misturavam à dor de milhares de pessoas simples e anônimas.
A fragilidade com que viveu os últimos 30 anos da sua vida – tinha 70% da capacidade respiratória comprometida – não impediu que ela construísse e mantivesse uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país, uma verdadeira obra de amor aos pobres e doentes. 

Na Seção Informe, Frei Rubens nos oferece sua visão a respeito do Sínodo sobre os Jovens, Fé e o Discernimento Vocacional, realizado em outubro de 2018.

Publicações recentes