Conselho Nacional do Laicato quer padres mais próximos do povo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime C. Patias|24.01.14| O 2º Seminário sobre Formação Presbiteral reúne em Aparecida (SP), cerca de 200 pessoas de todo o Brasil, entre padres, seminaristas, religiosos e bispos. Participam também convidados leigos, a exemplo de Laudelino Augusto, vice-presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Ao falar sobre a relação entre leigos e ministros ordenados na Igreja, Laudelino recordou que, a partir do Batismo, somos todos cristãos e cristãs. “A consciência da igualdade fundamental, pelo Batismo, de todos os membros do Corpo de Cristo é de que, o que nos distingue, sem separar, é a missão e o serviço na Igreja e no mundo”, explicou. Em seguida, trouxe um pensamento de Santo Agostinho citado no documento conciliar, Lumen Gentium (32). “Atemoriza-me o que sou para vós, alegra-me o que sou convosco. Para vós sou bispo, convosco sou cristão. Ser bispo é um dever, ser cristão é uma graça. Ser bispo é um perigo, ser cristão é salvação”.

O representante do laicato no Brasil vê a necessidade de resgatar na prática cotidiana, a eclesiologia do Concílio Ecumênico Vaticano II que define a Igreja como “Corpo Místico de Cristo presente e atuante na história como povo de Deus peregrino”. Nessa perspectiva teríamos “uma Igreja toda ela ministerial, não mais hierarquia X laicato, mas Igreja: comunidade, carisma e ministérios”, destacou.

Para Laudelino, as advertências e propostas do “cristão bispo de Roma”, nosso papa Francisco é motivo de alegria. Ele vislumbra na Igreja hoje, “presbíteros que sejam pastores, amigos, companheiros de caminhada, conscientes do sentido profundo do sacerdócio e comprometidos com a formação do Povo de Deus”.

Por fim, citou a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas vocações, na qual exorta. “A vós, bispos, sacerdotes, religiosos, comunidades e famílias cristãs, peço que orienteis a pastoral vocacional nesta direção, acompanhando os jovens por percursos de santidade que, sendo pessoais, exigem uma verdadeira e própria pedagogia da santidade”.

Na manhã desta quinta-feira, 23, os participantes do Seminário celebraram missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A missa foi presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis que saudou o grupo e os encorajou na missão de formar presbíteros que respondam às necessidades da Igreja e do mundo hoje.

O evento é promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e se estende até sábado, dia 25.

“APRIMORAR AS RELAÇÕES ENTRE RELIGIOSOS E CLERO SECULAR É FUNDAMENTAL”, DIZ PADRE ORESTES

A FORMAÇÃO NOS DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II E NAS DIRETRIZES DA CNBB

CONSELHO NACIONAL DO LAICATO QUER PADRES MAIS PRÓXIMOS DO POVO

PRESBÍTERO: UM HOMEM CONQUISTADO POR DEUS A SERVIÇO DOS IRMÃOS

CLAUDIO HUMMES: PAPA FRANCISCO INTERPELA A FORMAÇÃO DOS PRESBÍTEROS

PESQUISA APONTA PROPOSTAS PARA UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA EM TEMPOS DE MUDANÇA

SEMINÁRIO DISCUTE DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PRESBÍTERO À LUZ DE CRISTO

“É DECISIVO UM OLHAR ATENTO PARA A VOCAÇÃO DE JESUS, DIZ DOM PEDRO BRITO

SEMINÁRIO SOBRE A FORMAÇÃO DOS SACERDOTES COMEÇA NESTA SEGUNDA, EM APARECIDA

Veja imagens do Seminário

Publicações recentes