Conselho Nacional do Laicato elege nova presidência

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Aconteceu nos dias 26 a 29 de maio, em Aracaju/SE, a XXXV Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, que, com alegria, acolheu o novo documento da CNBB sobre o laicato, o documento 105: “Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja e na Sociedade”.

A assembleia contou com a presença de cerca de 160 participantes dos Organismos da Igreja: CNBB, CRB, CNP, CND, CNIS e o CNLB com as delegações dos Regionais, das Organizações filiadas e os convidados das Associações Laicais oriundas dos carismas congregacionais, de Movimentos e serviços e Novas Comunidades. Na diversidade, a alegria do Evangelho pode ser vivida nestes dias.

Na mensagem de acolhida, a mensagem de fé e esperança de D. Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal da CNBB para o Laicato: “Abastecidos do Corpo e Sangue do Senhor, o vosso encontro constrói uma bela comunhão de vida ao redor do Senhor que se dá a nós como alimento e caminho de fraternidade. Acreditamos na comunhão universal. Para isso, os cristãos leigos e leigas se organizam e descobrem com fé e esperança o Cristo da comunhão. Como diz John Konings: Será possível ter comunhão no pão que é o corpo dado por todos, se não nos damos mutuamente o pão de cada dia, alimento do corpo que é a comunidade. O cristianismo não é um espiritualismo, uma fuga em belas ideias sobre Deus. O cristianismo é a religião da Encarnação. Ser Messias, para Jesus, significa dar pão em sinal do dom de si mesmo. A Igreja, trilhando o caminho do Cristo, não pode deixar de fazer a mesma coisa. “Vós mesmos, dai-lhes de comer” (Lc 9,13).

Que o Espírito Santo vos ilumine e pela força do Evangelho renovem a Igreja e a sociedade. Acredito na força de vocês que juntos formem um laicato maduro, como diz o Papa Francisco, para vencer a corrupção, o ódio, as traições e a quebra da dignidade em nosso imenso Brasil”.

A assembleia contou com a assessoria de Pedro A. Ribeiro de Oliveira, que fez a análise de conjuntura, apresentando elementos para entender a crise em que vivemos mostrando que no jogo de poder não há neutralidades:

1- “situo o golpe do impeachment no contexto da crise mundial do capitalismo.

2. analiso o processo desenvolvimentista brasileiro até o impasse neoliberal.

3. introduzo o novo fator da conjuntura: a crise ambiental, que torna a atual crise de acumulação do capital diferente das anteriores.

4. concluo com um desafio: denunciar a imagem do deus da ordem e desenvolver a espiritualidade política.

Gramsci: pessimismo na análise, otimismo na ação”.

Também foi assessorada por Lúcia Pedrosa de Pádua que fez a reflexão do tema central da assembleia “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, destacando como principal chave de leitura a identificação do cristão leigo e leiga como SUJEITO, inspirados pelo lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. “O sal dá sabor ao que é insípido”, “O sal cauteriza”, “O sal preserva da corrupção”.

Houve ainda o processo eletivo de chapa única para o triênio 2016-2019, sendo eleita a nova presidência do CNLB:

PRESIDENTE: Marilza José Lopes Schuina – Regional Oeste 2

VICE-PRESIDENTE: Maria das Graças Silva – Pastoral da Criança

SECRETÁRIO GERAL: Luis Antônio Ferreira – Regional Sul 1

SECRETÁRIA ADJUNTA: Sônia Gomes de Oliveira – Regional Leste 2

TESOUREIRO GERAL: Eduardo Lange Filho – Movimento Familiar Cristão

TESOUREIRA ADJUNTA: Maria Aurenir da Silva Paiva – Regional Nordeste IV

Ao final da assembleia foi aprovado o manifesto sobre o atual momento do Brasil.

Publicações recentes