Congresso Missionário Latinoamericano começa nesta terça, na Venezuela

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

CRB| 24.11.2013| Como anunciar o Evangelho e testemunhá-lo hoje, num mundo em transformação, um mundo multicultural e secularizado? A esta pergunta são chamados a responder os mais de quatro mil participantes do 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 4 – Comla 9), que será inaugurado em Maracaibo (Venezuela), nesta terça-feira, dia 26 de novembro e se concluirá em 1º de dezembro. Muitos grupos e delegações de missionários e de agentes pastorais de todo o continente já estão a caminho.

A CRB N,acional – Conferência dos Religiosos do Brasil terá como representantes, Irmão Néry, lassalista, que será assessor no Congresso, Irmã Marlene Oliveira, membro da Diretoria Nacional da CRB e Irmã Ivani Brito, assessora nacional da CRB para os Projetos Sociais.

O CAM 4 – Comla 9 abrirá suas atividades, com uma solene celebração presidida pelo enviado especial do papa Francisco, o cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, na Basílica de Nossa Senhora de Chinquinquirá.

“Devemos nos preparar a viver num estado permanente de missão, deixar as preocupações imediatas e elevar o olhar além das fronteiras, viver plenamente o nosso chamado à missão, devemos ser profetas para a missão neste mundo que muda”, afirma à Agência Fides, padre Andrea Bignotti, IMC, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Venezuela, na nota que acompanha a programação do evento.

No dia 27, a primeira conferência: “O anúncio de Jesus Cristo no mundo de hoje, um mundo multicultural e secularizado”, do teólogo argentino Lucas Cerviño, especialista no campo intercultural e no diálogo religião-cultura, docente do Instituto Latino-americano de Missiologia da Universidade Católica Boliviana (UCB). A segunda palestra será feita por dom Silvio Baéz, bispo auxiliar de Manágua, secretário Geral da Conferência Episcopal da Nicarágua, sobre o tema “A Palavra de Deus, fonte de significado para o mundo atual”. À tarde acontecem 22 fóruns temáticos, e de um deles participará o padre Vito del Prete, secretário Geral da Pontifícia União Missionária, sobre o tema “A Missão evangelizadora na Ásia” (As grandes religiões, as massas dos pobres).

Em 28 de novembro, a terceira Conferência sobre “A urgência da missão no contexto da Nova Evangelização e da Missão Ad Gentes” será proposta pelo Raul Biord Castillo, Vigário provincial dos salesianos na Venezuela. E a

terceira palestra: “Rumo a uma Igreja americana em estado permanente de missão” será feita pela Dra. Consuelo Vélez, teóloga colombiana e docente da Pontifícia Universidade Javeriana, e pelo Irmão Israel Neri, lassalista do Brasil.

O dia 29 de novembro será dedicado aos testemunhos, à troca de experiências e para as conclusões e a preparação para a celebração final. Sábado, dia 30, será celebrado o Dia das Missões em cada paróquia da cidade, com a presença dos participantes do Congresso. No final da tarde, o encerramento solene na Basílica de Nossa Senhora de Chinquinquirá com o envio missionário.

O Brasil participa do Congresso na Venezuela com 140 pessoas representantes dos 18 Regionais da CNBB e organismos missionários.A CRB Nacional- Conferênci

Confira aqui todas as informações sobre o CAM 4 – Comla 9

Fonte: Agência Fides

Publicações recentes