Congresso CLAR: Apelo pela paz e reconciliação na Colômbia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Bogotá (RV) – Na conclusão do Congresso da Confederação dos Religiosos e das Religiosas da América Latina e do Caribe (CLAR), realizado de 18 a 21 de junho em Bogotá, foi divulgada uma declaração em que os participantes expressam total apoio ao processo de paz na Colômbia. Os congressistas comprometeram-se em rezar pela paz e assumir a causa da paz e da reconciliação como o dever moral maior para a Igreja católica latino-americana.

“Trabalhemos sempre mais – escreve o texto – ao lado das vítimas, reforcemos a missão recebida de multiplicar, por meio da educação, uma atitude de respeito pela dignidade humana e a solidariedade, busquemos na oração a ajuda e a sabedoria do Espírito para comprometermo-nos sem reservas por esta causa”.

Na mensagem, um amplo espaço é dedicado à oração pela paz na Colômbia e é pedido ao governo colombiano e ao grupo das FARC para “não interromperem a negociação de Havana” até “que esteja encerrada a guerra na Colômbia”. Além disto propõe que seja aberta uma mesa de negociações com o Exército de Libertação Nacional (ELN), pedindo a eles que abandonem totalmente as armas e construam juntos as mudanças estruturais que a paz exige.

O Congresso da CLAR contou com a participação de 1.200 pessoas e teve como tema “Horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje; escutemos a Deus onde a Vida Consagrada Clama”. Entre os objetivos concretos, trabalhou-se em como “propor alternativas novas na Vida Consagrada, individuar os caminhos para uma Vida Consagrada discípula missionária”.

No encerramento do encontro, no domingo (21), foram, apresentados os “compromissos” que estarão presentes no documento final do Congresso a ser divulgado proximamente. (JE)

Fonte: Radiovaticana

 

Publicações recentes