Condição para evangelizar os jovens

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Conhecer os jovens é condição prévia para evangelizá-los. Não se pode amar nem evangelizar a quem não se conhece” (CNBB doc 85 EJ n.10)

De 11 a 13 de maio, foi realizado, em Manaus (AM), o Seminário Temático sobre Juventudes e Iniciação à Vida Cristã, para animadores juvenis, membros da Pastoral Vocacional e Formadores. Estiveram presentes 64 participantes, provenientes das Dioceses que fazem do Regional Norte I, que compreende os estados do Amazonas e Roraima.

A preocupação em articular um trabalho eficaz em meio a juventude, foi algo que sempre nos inquietou. Em outubro de 2017, tive a oportunidade de participar do Seminário em Brasília sobre “Juventudes, percepções atuais e múltiplos olhares”,  onde foram apresentadas pistas de como fazer uma pastoral juvenil que atraia os jovens e que  os leve a fazer escolhas felizes e verdadeiras. Partilhando essa experiência com o grupo de formadores do núcleo de Manaus, pensou-se na possibilidade de realizar um seminário com a mesma temática sobre juventudes no nosso regional. Então formou-se uma equipe composta por Pe. Isley (salesiano), Ir. Beth (Adoradora do Sangue de Cristo) e Ir. Rosiene (Missionária da Imaculada – PIME) para pensar na proposta e levar para a CRB Regional. Para a nossa alegria, a proposta foi bem aceita.  

A partir disso  vimos que seria bom traçar parceria com a Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Manaus a fim de dar a possibilidade também para seus membros participarem. Dom José, bispo auxiliar, responsável pela pastoral vocacional, aceitou a proposta e passou também a colaborar com a equipe articuladora, juntamente com Ester Chacon, uma leiga missionária, que também passou a fazer parte da equipe. Essa parceria entre CRB e Pastoral Vocacional, favoreceu a realização deste seminário, que teve como assessor Carlos Eduardo Cardoso, ou simplesmente Cadu, como é conhecido, o mesmo assessor do Seminário Temático sobre Juventudes, realizado em Brasília, em outubro do ano passado.

Durante o Seminário tivemos a oportunidade de refletir sobre o contexto atual das vocações, definição de Juventudes, as concepções biológica, psicológica, sociológica e antropológica. Houve momento de partilha nos grupos sobre as diferentes realidades juvenis, os desafios encontrados e também as conquistas alcançadas. À noite foram realizadas oficinas de danças de boi bumbá, dança indígena e confecções de pulseiras e colares artesanais pelos jovens da Pastoral da Juventude. Os participantes elogiaram muito o trabalho realizado em parceria, e pediram que se dê continuidade a este tipo de iniciativa.

Enfim, o Seminário foi um momento de grande enriquecimento com trocas de experiências e muito aprendizado. E, com certeza, será de grande ajuda para a nossa atuação em meio a juventude.

Irmã Rosiene Gomes – Missionária da Imaculada (PIME)

Publicações recentes