Comissão Pastoral da Terra disponibiliza acervo digitalizado sobre os conflitos no campo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, da Secretaria Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), informa que seu acervo de documentos digitalizados está disponível no repositório da Google, o Google Drive.

Desde o início de sua existência, em 1975, a CPT registra os conflitos que envolvem os trabalhadores do campo e denuncia a violência por eles sofrida. Em 1985, a CPT começou a sistematizar os dados colhidos de documentos primários e secundários sobre as ocorrências de conflito no campo e a publicar um relatório anual chamado “Conflitos no Campo Brasil”, que se encontra disponível no site da CPT (www.cptnacional.org.br) desde 2011.

O Centro de Documentação Dom Tomás Balduino afirma que atua em estrito cumprimento às normas e procedimentos estabelecidos para o tratamento e organização de documentos, tendo a sua atuação pautada não só pela mera organização documental, mas pela análise crítica e aprofundada desse material, no intuito de organizar o registro da luta e a história dos movimentos sociais do campo.

O Fundo Comissão Pastoral da Terra é organizado em três subfundos, conforme as regras da arquivologia, cada qual com suas particularidades:

– O Subfundo Conflitos no Campo contém mais de 310.000 páginas de documentos digitalizados, referentes a mais de 25.000 conflitos registrados no banco de dados da CPT, onde muitos destes tiveram várias ocorrências registradas ao longo do tempo.

– O Subfundo Temático, com mais de 110.000 páginas de documentos digitalizados, contém textos elaborados pela própria CPT, bem como por seus assessores, profissionais da academia e outros atores sociais, que contribuem à compreensão da complexidade do campo brasileiro.

– O Subfundo Institucional contém mais de 5.000 documentos produzidos pelas instâncias nacionais da CPT.

“Enquanto o subfundo Conflitos se destaca por sua cientificidade e pelos milhares de recortes de jornais sobre o mesmo espectro de assuntos, o subfundo Temático caracteriza-se pela diversidade e profundidade dos textos produzidos pelos agentes da CPT, seus assessores e colaboradores, bem como outros documentos que facilitam uma leitura crítica dos mais diversos assuntos relacionados à complexa realidade do campo. O conjunto dos três subfundos constitui um recurso ímpar no país, dado à sua natureza e amplitude”, ressalta a CPT.

A CPT enfatiza que a utilização dos documentos em publicações é livre, desde que sejam feitas as devidas referências, ou seja, citada a fonte como “arquivo do CEDOC Dom Tomás Balduino da CPT”. “Para acessar o repositório, a leitura do Manual do Usuário do Acervo Digitalizado é imprescindível, ele dará orientações para a realização de pesquisas e consultas”.

Para acessar todos os documentos do acervo, realizar downloads, utilizar o campo de pesquisa do Google Drive e todos os recursos do mesmo é necessário que o usuário possua uma conta Google (Ex.: gmail). Caso não possua este tipo de conta, ela pode ser criada gratuitamente pelo site no link intitulado “Inscreva-se” (Sign Up) ou “Criar uma Conta” (Create an account).

O usuário deverá então, acessar o link de compartilhamento <https://goo.gl/TJ10G>, entrar em sua conta (Clicando em “Login”), clicar no link superior direito “Adicionar ao Google Drive” e em seguida clicar em “Abrir no Google Drive”. Desta forma, o campo de busca estará habilitado e o acervo digitalizado do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino ficará vinculado à sua conta Google e bastará acessar sua conta para ter acesso ao acervo, sem a necessidade de utilizar-se do link de compartilhamento novamente.

Fonte: Adital

Publicações recentes