Comissão Justiça e Paz da CRB Nacional divulga nota de repúdio pela morte de Vítor Pinto, indígena Kaingang

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) manifesta sua indignação perante o ato bárbaro, o assassinato do menino indígena Vitor Pinto, do povo Kaingang, no dia 30 de dezembro de 2015, em Imbituba, na região Sul de Santa Catarina.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (CIMI, em www.cimi.org.br), o garoto de dois anos estava com a mãe, Sônia da Silva em frente à rodoviária da cidade. O mesmo estava sendo amamentado quando um homem se aproximou, fez carinho no rosto da criança e, com um estilete, o degolou. O desconhecido fugiu, enquanto a mãe e o pai, Arcelino Pinto, desesperados tentavam socorrê-lo, mas não foi possível. A criança morreu na hora. A família de Vitor é da Aldeia de Kondá, situada no município de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Estavam rodoviária os pais com três filhos menores.

Esse crime brutal revela o ódio, a discriminação e a perseguição pelas minorias marginalizadas e oprimidas, as quais vivem à mercê de todo tipo de violência. Podemos estar certos de que não se trata de uma ação isolada, muito pelo contrário, é a expressão da violência e intolerância contra Indígenas e outros grupos. Nos últimos dias, há indícios de que foram assassinados, pelo menos, cinco indígenas no Maranhão, Tocantins, Paraná e Santa Catarina.

A comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação espera que esse crime hediondo seja investigado e que a Justiça seja feita.

Brasília, 08 de Janeiro de 2016

Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Conferência dos Religiosos do Brasil:

Fr. José Fernandes Alves, op

Ir. Ivani Brito, iJ

Fr. Wilson Batista Simão, ofm

Ir. Juscieda Araújo Menezes, cssf

Ir. Maria de Fatima Kapp, mssps

Publicações recentes