Comissão ampliada de comunicação da Rede Eclesial Pan-amazônica

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Amazoniar o mundo: Igreja com rosto amazônico e os desafios de comunicar desde a Laudato Sí’.
Com este pensamento e sentimento, estiveram reunidos em Lima (Peru), entre os dias 17 a 21 de agosto de 2016, quarenta comunicadores provenientes da Colômbia, Equador, Peru, México, Brasil e Bolívia, representando diversas agências, organizações, rádios, televisões e meios de comunicação que trabalham e têm interesse em trabalhar coordenadamente com a REPAM (Rede Eclesial Panamazônica).

A partir da vivência, reflexão, partilha de experiências, workshop e painéis temáticos, desde uma mística e espiritualidade amazônicas (diariamente se iniciava a jornada com um momento de oração iluminada pela realidade amazônica e a partir da Palavra de Deus).

O encontro teve como objetivo “articular processos comunicacionais de incidência pública e transformação social na Panamazônia, mediante um trabalho articulado da REPAM nos níveis local, nacional, regional e internacional”.

No primeiro dia se apresentou a realidade, identidade e o caminho que se vem fazendo como REPAM e a apresentação de experiências de comunicar a Amazônia: Rádio Ucamara (Leonardo Tello, indígena Kukama – Peru), Red Cantoyaco (Liverman Rengifo – Colômbia) e Rádios Comunicativas da Bolívia (Carlos Arze). Contamos com a presença do doutor Francisco Eguiguren, vice-presidente da CIDH e relator da comissão de povos indígenas, que partilhou o compromisso da CIDH e do convênio assinado com a REPAM para uma colaboração mútua.

No segundo dia, se realizou um workshop “comunicação para a transformação” animado por Pedro Sánchez y José Ignacio López, partindo de um diagnóstico comunicacional e de narrativas mobilizadoras que nos ajudam a pensar numa comunicação em, desde e para a defesa da vida e o cuidado da Criação. À noite, se realizou um grande evento na Universidade Ruiz de Montoya, em coordenação com a REPAM, CAAAP, SEAS e outras instituições, com o tema “A Pan-amazônia: reflexões e desafios. Um olhar desde a Laudato Sí”.

O terceiro dia se dedicou a tecer redes locais, nacionais, regionais e internacionais desde o lema “Amazonizar o mundo”, refletindo e motivando a consolidação da REPAM. Para isso se realizaram painéis temáticos pensando as bandeiras que nos unem (José Ignacio López), a experiência de rede da ALER (em nível de América Latina) e CORAPE (Equador) e de diversas experiências práticas.
A poartir do refletido, se realizou a primeira parte de um trabalho em grupos para pensar o trabalho que se propõe a realizar em nível local, nacional, regional e internacional.

O último dia do encontro foi dedicado a compartir experiências e metodologias exitosas realizadas por rádios, televisões e grupos comunicativos de Peru, Colômbia e Equador, bem como das instituições latino-americanas: CLAR (Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas), CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho) e Cáritas da América Latina e Caribe.
Foi apresentado o curso de formação da REPAM para comunicadores e agentes de pastoral que se propõe a cada país (o primeiro será realizado no Brasil), chamado “Shigra (Cesto) Pan-amazônica”. Realizou-se a segunda parte do trabalho em grupos para pensar ações e tarefas do trabalho comunicativo da REPAM em nível local, nacional, regional e internacional. Concluiu-se o encontro com a celebração eucarística presidida por Mons. Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo e bispo referencial do CELAM para a REPAM, motivando a cada comunicador e comunicadora a continuar tecendo redes na defesa da vida e no cuidado da criação.
Por: Júlio Caldeira, imc

Publicações recentes