Comina avalia ações e inicia os preparativos do 4º Congresso Missionário Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| 17.06.2016 | A equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (Comina) esteve reunida em Brasília na tarde desta quinta-feira,16, para analisar as ações do Conselho. Na pauta, destaque para a avaliação da 33ª Assembleia Nacional do Comina e os preparativos para o 4º Congresso Missionário Nacional.

A avaliação da última Assembleia do Comina, realizada em março deste ano, foi positiva. A presença de representantes de todos os Conselhos Missionários Regionais (Comires), dos organismos e dos bispos referenciais, enriqueceu a assembleia.

O presidente do Conselho Missionário Nacional, dom Esmeraldo Barreto de Farias, explicou que a partilha de experiências durante a Assembleia Nacional do Comina foi significativa e importante. “O relato das experiências de três Comires iluminou a última Assembleia. A partir da experiência que veio de Rondônia, outra do Regional Nordeste 3 e uma terceira do Paraná, onde o diácono permanente foi enviado, com sua esposa, para Moçambique, os participantes da Assembleia puderam partilhar as experiências locais.”

Dom Esmeraldo também destacou a palestra do padre Paulo Suess, sobre os impulsos missionários na Encíclica Laudato Si’. “Padre Suess mostrou a relação da missão com a realidade ambiental, com a realidade da ecologia e, é claro, com a realidade dos pobres que estão bem presentes na Laudato Si’.”

Finalizando a avaliação, dom Esmeraldo relatou a importância da participação de cada Igreja particular. “Cada Comire refletiu sobre a Igreja particular, mostrando a importância dessa comunhão, das forças missionárias com a Igreja particular, que é quem envia as pessoas, quem acolhe dentro do chamado de Deus.”

A reunião da executiva do Comina também discutiu os preparativos do 4º Congresso Missionário Nacional, que será realizado de 7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE). Dom Esmeraldo confirmou que representantes das POM irão a Recife na semana que vem para iniciar os preparativos deste evento “Padre Camilo Pauletti, diretor das POM de 2011 a 2016, padre Maurício da Silva Jardim, novo diretor das POM, juntamente com padre Sidnei Dornelas, assessor da Comissão Episcopal Missionária da CNBB, vão a Recife, nos dias 23 e 24 de junho, para discutir encaminhamentos iniciais com alguns representantes da arquidiocese de Olinda e Recife.”

Dom Esmeraldo afirmou que é importante este encontro na arquidiocese. “Esta conversa com a arquidiocese de Olinda e Recife é importante, pois a Igreja que acolhe o Congresso também trabalha na preparação. Quanto antes começarmos a organização, melhor. Estamos há um ano e dois meses para a realização do Congresso Missionário Nacional, marcado para setembro de 2017, então, é importante tomarmos essas iniciativas.”

Fonte:POM

O presidente do Comina confirmou que o Congresso no Brasil seguirá o tema do 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5) marcado para o mês de julho de 2018 na Bolívia. O tema será: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, e o lema: “América em missão, o Evangelho é alegria!”

Publicações recentes