Começa, em Aparecida, o 2º Congresso das Novas Gerações da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Francisco Galvão e Rosinha Martins |Teve inicio na manhã deste sábado, 09, o 2º Congresso Nacional das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, que reúne, na cidade de Aparecida- SP, aproximadamente 800 jovens consagrados e consagradas, das diversas regiões do Brasil, em torno do tema “Novas Gerações: tecendo relações, construindo caminhos”.

Organizado pela CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil, o evento tem como objetivo redescobrir caminhos para assumir o protagonismo das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, favorecendo a espiritualidade, as relações fraternas, e a missão, sendo testemunho profético diante da realidade atual.

De acordo com Ronaldo Queiroz, membro da Comissão Organizadora do Congresso, a oração inicial foi um desdobramento do texto dos discípulos de Emaús, narrado pelo evangelista Lucas. “Trabalhamos os elementos presentes no texto: desafios da vida religiosa como o medo, o cansaço, o jogo de poder, todas as sombras que também estão presentes na vida Religiosa, mas também o encontro com o Ressuscitado, a Palavra que nos ajuda ressignificar essas coisas”, disse.
Outro elemento que marcou a oração foram as várias colchas de retalho trazidas ao centro por religiosos/as das diversas regiões do Brasil que, com várias agulhas, costuravam, tecendo-as e tornado-as uma única e grande colcha.
“A costura é um grande símbolo, pois a colcha de retalhos é resultado de vários retalhos soltos que não têm serventia ou podem ser até descartados, mas uma vez costurados, se dá um novo sentido para eles e um novo significado e o que estava disperso tem uma nova força. E o tecer se dá no caminho, pois enquanto tecemos vamos caminhando, vamos construindo relações”, afirmou.

A presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrósio em sua fala de abertura lembrou a Vida Religiosa do Brasil e convidou os religiosos/as jovens a dar espaço à Palavra de Deus para que ela chegue nítida e com limpidez a cada coração. “Em comunhão com os 32 mil Religiosas e Religiosos em missão em todos os recantos do Brasil, cumpro hoje a mais bonita de todas as minhas tarefas – estar com vocês, aqui e agora, não somente aos pés da Mãe Aparecida, mas nos braços, em seu coração!
Presidir a abertura deste evento, tão sonhado, tão querido, construído com cuidado e responsabilidade por vocês e para vocês, aquece o coração de toda a Vida Religiosa, que se une a nós neste momento”, relatou.

O seguimento de Jesus Cristo será o tema central desta tarde, sob assessoria dos Irmãos Maristas, Afonso Murad e Natalino de Souza

Na manhã deste domingo, às 8h, os congressistas participarão da Celebração Eucarística televisionada, no Santuário de Aparecida.

Fala de abertura da presidente, Irmã Márian, na íntegra

Publicações recentes