CNBB: “Questão agrária é muito mais envolvente que reforma agrária”, diz dom Itamar

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Silvonei José| Aparecida (RV) |O terceiro dia de atividades na 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida teve início com a celebração eucarística no Santuário Nacional presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Entre os concelebrantes principais estavam os novos bispos, nomeados desde o ano passado pelo Papa Francisco.

Em sua homilia, Dom Giovanni retomou a cena da multiplicação dos pães, a partir da narração do Evangelho de hoje. “A multiplicação é um prenúncio da Eucaristia, o alimento que os discípulos são chamados a distribuir”, iniciou o arcebispo. Ele enfatizou que o milagre de alimentar as milhares de pessoas que estavam seguindo Jesus é um sinal para os discípulos de hoje. “A Igreja lembra esse fato na celebração litúrgica e aprende que nesta mesa também alimenta o Povo de Deus em sua missão hoje”, disse.

Fez questão também de falar sobre o que cada um pode oferecer. “Um pouco de amor, compaixão, bens materiais que temos é suficiente para acabar a fome, do coração ou do corpo. O problema é colocar o pouco que temos nas mãos do Senhor”, acrescentou.

“Quantas pessoas poderiam ser salvas da fome pelos cinco pães ou por aquilo que normalmente jogamos fora? Quantas pessoas encontrariam consolo e conforto se ficarmos perto delas?”, questionou. “Precisamos crescer na caridade e ir ao encontro dos que precisam de ajuda. Precisamos ir às periferias. Sejam pastores com o cheiro das ovelhas”, disse ao recordar as palavras do papa Francisco.

Após a missa, os participantes da Assembleia Geral seguiram para o auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional, para um encontro reservado com o Núncio Apostólico. Por volta das 11 da manhã, foram retomadas as atividades no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde está o plenário da Assembleia.
Já no dia de ontem um dos temas de discussão dos bispos foi o texto “A Igreja e a questão agrária no início do século 21” que foi apresentado na coletiva de imprensa pelo Arcebispo de Feira de Santana (BA) e Presidente da Comissão para o texto da Questão Agrária, Dom Itamar Vian.

Segundo Dom Itamar, o texto, que já está em discussão desde 2010 deve ser aprovado na próxima semana. “ Há 34 anos que a igreja não publica um documento sobre a questão da terra”, informou.
O bispo explicou que a questão agrária é muito mais envolvente que a reforma agrária. “É um dos aspectos. Ela envolve ainda a questão da água, a questão dos povos ribeirinhos, das florestas, do meio ambiente, dos sem terra, e de todos aqueles que cultivam a terra”, disse.

Para Dom Itamar, o que chama mais atenção hoje é a defesa da natureza e do meio ambiente. “Nós estamos destruindo a Mãe Natureza e já sofremos as consequências dessa ação humana. Por isso, um documento envolvendo dezenas de questões centraliza o que é fundamental no ser humano, como responsável por tudo aquilo que acontece no mundo”.
O texto foi dividido em três partes. “Na primeira, podemos a o clamor dos povos; na segunda, a palavra da Igreja sobre essas questões e, no terceiro, o trabalho que nós”, explicou. Sobre o tema da Reforma Agrária nós conversamos com Dom Demétrio Valentin, Bispo de Jales (SP)…

Nas conversas com os senhores bispos aqui em Aparecida um dos temas que vem fora é o da Copa do Mundo que se realizará no próximo mês de junho. Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, (Pr) falou conosco sobre as marchas, previstas durante a Copa do Mundo e o comportamento da Igreja…

Os bispos reunidos em Aparecida continuam aprofundando a reflexão do tema central: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. A comissão responsável apresentou uma exposição do assunto, mostrando a forma como as paróquias, dioceses, regionais da CNBB, movimentos e pastorais da Igreja debateram e enviaram as suas contribuições para a CNBB. Também a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos fez uma breve exposição sobre os trabalhos de revisão Missal Romano. Discussão também do tema prioritário sobre os cristãos leigos e leigas, apresentado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Publicações recentes