CNBB e CRB enaltecem vida e obra de frei Moser

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília (RV) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB) manifestaram pesar pela morte do Frei Antônio Moser, ocorrida na manhã de quarta-feira (09/03) durante tentativa de assalto, na Rodovia Washington Luiz (RJ). Frei Moser era natural de Gaspar (SC), tinha 75 anos e residia em Petrópolis (RJ).

“A vida de frei Antônio Moser foi rica e fecunda”, disse o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, destacando a atuação do religioso junto à instituição. “Assessorou a Conferência na elaboração de textos e na reflexão teológica, especialmente, na teologia moral”, lembrou. “A CNBB é grata pela ajuda recebida e pede ao Pai misericordioso que acolha o frade menor no Reino definitivo. Brilhe para ele a luz da eternidade”, acrescentou.

Sepultamento

O velório está marcado para esta quinta-feira, 10, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, até às 13h. A missa de corpo presente será na Catedral de Petrópolis, às 15h. O sepultamento ocorrerá no mausoléu dos Frades Franciscanos, no cemitério municipal.

Entusiasmo e determinação

A CRB Nacional também expressa “sinceros sentimentos” pelo assassinato de Frei Antônio Moser. Já o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, pediu orações e lamentou a morte trágica do seu confrade: “A dura realidade que povoa com frequência os nossos noticiários bate à nossa porta. Com susto e tristeza recebemos a notícia da partida repentina de um irmão, vítima da violência que infelizmente tem se tornado cada vez mais comum. Frei Antônio Moser sempre teve como marcas o entusiasmo e a determinação. Atuou em muitas frentes simultaneamente, desde o estudo e a pesquisa, o trabalho pastoral, as aulas, conferências, o trabalho na comunicação, a dedicação a obras sociais. Especialmente nas décadas de 1970 e 1980, dedicou-se de corpo e alma ao pastoreio de comunidades da Baixada Fluminense, atuando na formação do povo e na construção de igrejas. Hoje, infelizmente, devolvemos a Deus a vida deste irmão, vítima de assassinato na mesma Baixada que tanto amou. Que sua partida leve toda a sociedade a buscar caminhos alternativos, que vençam a violência e a dor, que suplantem a injustiça e a morte, que abram para o mundo um horizonte de esperança. Para nossa Província fica um vazio e aumenta nossa responsabilidade em levar adiante o legado por ele deixado”.

(BF/CNBB/CRB)

 

Publicações recentes