Clima é tema de conversa entre secretário-geral da CNBB e François Hollande

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Rosinha Martins |12.12.2015| O Secretário-Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner entregou, na última quinta-feira, 10, ao presidente da França, François Hollande, cerca de 900 mil assinaturas da Petição Católica pelo clima. Juntamente a outras petições advindas de diversas partes do mundo, cerca de 1, 8 milhões de assinaturas foram entregues.

A iniciativa foi do Movimento Católico pelo Clima que realizou em novembro o mês do clima. Entre outros objetivos, um deles era o de realizar atividades como uma petição católica sobre o clima, visando a adoção de políticas internacionais para impedir o aumento do aquecimento global. A intenção era de recolher ao menos duzentas mil assinaturas.

Porta-voz do Movimento Católico Global pelo Clima, dom Leonardo ao se dirigir ao presidente francês manifestou satisfação em encontrá-lo para tratar de um tema tão caro à humanidade, que é a questão climática. “Estamos extremamente preocupados com essa crise. Mas sabemos que nem tudo está perdido. Como o Papa Francisco disse em sua encíclica, os seres humanos, ao mesmo tempo que são capazes do pior, também são capazes de se elevar acima de si mesmos, a escolher de novo o que é bom e fazer um novo começo”, disse o Bispo ao Presidente francês, citando a Encíclica Laudato Sì”, disse.

Hollande agradeceu e ressaltou o papel importante que tem as lideranças religiosas de todos os credos na proteção da casa comum, o planeta. “É necessário o engajamento e a mobilização de todos os cidadãos, como vocês têm feito. O seu exemplo abriu o caminho, através de todas as caminhadas e peregrinações, juntamente com estas petições. Espero que elas tenham tanta influência quanto possível, enquanto ainda estamos negociando o acordo. A sua mensagem, as petições, devem ser ouvidas, e essa voz que vocês estão trazendo deve ser ouvida”, enfatizou.

O Movimento Mundial Católico foi fundado em janeiro deste ano em resposta ao apelo do Papa Francisco que sempre tem exortado o cuidado pelo Meio Ambiente. O Movimento é composto por 230 organizações católicas.

Com informações do Movimento Católico pelo Clima

Publicações recentes