CERNE – O que é?

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

CERNE – CENTRO DE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

HISTÓRIA

Uma trajetória de sucesso

O CERNE surgiu em 1977, como uma iniciativa da CRB Nacional, para colaborar na formação de religiosos e religiosas com mais de 25 anos de con-sagração.

O Pe. James Sullivan – norte americano radicado no Brasil – foi o grande idealizador. O CERNE – Centro de Renovação Espiritual, tinha três objetivos principais: Vida espiritual encarnada, significado da Vida Consagrada no Brasil e Missão atualizada.

CERNE I – De 19 de agosto a 30 de setembro de 1977, no Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. Contou com 37 participantes: 31 religiosas e 6 religiosos de 25 Congregações, prove-nientes de 13 Estados da Federação. Na coordenação o Pe. James Sullivan e Ir Theresa Nunes, Filha da Caridade. O curso foi aprovado pela Assembléia Geral da CRB naquele mesmo ano.

A partir de 1982 o CERNE passou a ser realizado, também, nas demais Regionais do Brasil, facilitando assim, a participação de maior número de religiosos/as.

Completando 31 anos de colaboração na formação da Vida Consagrada junto aos Institutos Religiosos do Brasil, de outros países da América Latina, da Europa e da África, tendo passado por várias revisões e avaliações na busca do aprimoramento para melhor servir, o CERNE se prepara para a edição de no. 100.

Objetivos do CERNE

Proporcionar às religiosas e religiosos, a partir dos 15 anos de Profissão, a oportunidade de fazer uma releitura de sua vida consagrada em todas as suas dimensões, e de sua missão, re-significando o seu seguimento de Jesus Cristo.
Incentivar a vivência fundamentada no amor de Deus, recriando suas próprias relações, rompendo com as estruturas pessoais que impedem a vida,
valorizando as diferenças, descobrindo espaços de partilha de vida, fé e missão.
Motivar, pela vivência fraterna-sororal criativa, a revitalização dos relacionamentos interpessoais, num clima de verdade, de confiança para um re-encantamento pela vida consagrada.
Oferecer conteúdos atualizados que proporcionem um aprofundamento humano, teológico-espiritual, social, para retomada com mais entusiasmo, coerência e novo vigor da vida, consagração e missão.
Oportunizar a intensificação da vida de oração, com a ajuda do acompanhamento espiritual, para propiciar uma profunda experiência de Deus e o cultivo de uma mística enraizada na Palavra – Leitura Orante.

Conteúdo:

Dinâmica de entrosamento
Oração individual, comunitária e litúrgica
Análise de Conjuntura e Desafios à VRC
Psicologia da Vida Consagrada: crescimento pessoal e Comunitário
Vida Consagrada: situação e perspectivas
Relações de Gênero
Jesus de Nazaré – Espiritualidade do Seguimento & Maria Discípula
Leitura Orante da Palavra de Deus

Metodologia

O CERNE pretende levar os participantes a uma vivência comunitária compartilhada e comprometida. Por isso, são três as dimensões do Centro de Renovação Espiritual:

Vida Pessoal – dimensão psicológica;
Vida Espiritual – dimensão teológica;
Vida Comunitária – dimensão apostólica.

O fio condutor destas dimensões é a vivência fundamentada no amor salvífico de Deus.
Tudo isso, em vista de uma missão qualificada, atual e criativa.

A dinâmica global do CERNE:

Colocações dos/as assessores/as;
Celebrações litúrgicas diárias;
Experiência de uma comunidade de vida (Grupo de Vivência);
Momentos de parada para avaliações periódicas;
Relax e recreação comunitária;
Experiência de partilha da caminhada pessoal com um/a Acompanhante Espiritual, uma vez por semana e nos dias de retiro;
Equipes de serviço e apoio ao grande grupo;
Partilha de experiências apostólicas;
Dias de deserto e retiro final de 7 dias, orientados e em silêncio.

Publicações recentes