CCM promove em outubro semana de formação sobre Paróquia Missionária

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), a Comissão Episcopal para a Missão Continental e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), promovem, de 14 a 18 de outubro de 2013, a 4ª edição da Semana de Formação sobre Paróquia Missionária. O tema desta edição será “A Pastoral Missionária: natureza, âmbitos, caminhos”.

“A iniciativa tem como finalidade refletir sobre a possibilidade da paróquia tornar-se efetivamente missionária, através de uma formação adequada de seus agentes, de uma reestruturação de seus âmbitos, de uma efetiva ação evangelizadora em seu contexto sociocultural e de uma animação missionária que a projete na cooperação intereclesial”, explica dom Sérgio Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e do Conselho Missionário Nacional (Comina).

Os organizadores desejam que o evento sirva como estímulo para que aconteça efetivamente uma formação mais aprofundada entre os presbíteros do Brasil sobre esta temática. De acordo com dom Sérgio, o Documento de Aparecida recorda que “a todos nos toca recomeçar a partir de Cristo” (DAp 12) e almeja que “todas as nossas paróquias se tornem missionárias” (DAp 173). “Este importante Documento nos
pede que a conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”.

Poderão participar do curso padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas. O curso terá duas palestras pela manhã e oficinas temáticas no período da tarde. O conteúdo programático propõe os seguintes temas: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”; “A dimensão missionária das diversas mediações eclesiais”; “Participação da paróquia na dimensão universal da missão”; “Elementos de síntese para entender a pastoral missionária”.

O custo total do curso é de R$ 400, e inclui a hospedagem; alimentação e material didático.

Para se inscrever e obter outras informações, clique aqui.

Publicações recentes