Cartilha alerta para o tráfico de pessoas no Amazonas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Manaus (RV) – O tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e adolescentes é uma realidade que preocupa a Igreja no Amazonas. No Estado, a Rede Um Grito Pela Vida empreendeu ações de enfrentamento a essa realidade.

A mais recente iniciativa foi o lançamento da cartilha “O Sumiço de Carolina”, livro destinado às crianças e adolescentes com informações sobre o aliciamento e prevenção contra o tráfico de pessoas e exploração sexual.

Parceria

A publicação da cartilha é fruto de parceria entre da Rede Um Grito Pela Vida e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Segundo a Irmã Roselei Bertoldo, articuladora da Rede em Manaus, durante a elaboração da cartilha houve a preocupação de garantir um material de fácil compreensão, especialmente por parte das crianças e adolescentes, vítimas em potencial destas modalidades de crime. Da concepção da ideia até a publicação, foram necessários três meses.

Segundo Irmã Roselei, “o objetivo principal da Cartilha é a divulgação de informações sobre o tráfico de pessoas e a exploração sexual. Buscamos construir uma linguagem adaptada à realidade da região norte do Brasil, onde ocorre grande parte dos casos de tráfico de pessoas, relacionados à exploração sexual de crianças e adolescente.”.

A impressão de 20 mil exemplares da cartilha foi possível graças ao financiamento solidário entre congregações religiosas, a Cáritas e algumas paróquias da Arquidiocese de Manaus: “Embora o número de exemplares ainda seja pouco, vamos levar a cartilha para as crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas do estado do Amazonas.”, disse Irmã Roselei.

Lançamento

O “Sumiço de Carolina” foi lançado no sábado, dia 25 de julho, durante o I Seminário Igreja e Sociedade, promovido pela Cáritas Arquidiocesana. Na ocasião, o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, valorizou a iniciativa da Rede Um Grito Pela Vida como uma importante ação de proteção, sobretudo diante do alto índice de desaparecimento, tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes na realidade amazônica.

Nos próximos dias, a versão digital da cartilha estará disponível no Blog da Rede Um grito Pela Vida.

“Um Grito pela Vida”

A Rede  é intercongregacional, constituída por religiosas/os de diversos congregações presentes no Brasil, que atuam na causa do enfrentamento ao Tráfico Humano. A Rede integra a Talitha kum – Rede internacional da Vida Religiosa Consagrada de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Ouça.

 

Publicações recentes