Carta da Irmã do Setor Missão da CRB, em visita à comunidade intercongregacional, em Pemba

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Em visita à comunidade intercongregacional de Pemba, que se estenderá do dia 8 de julho à 8 de agosto, Ir. Fátima Kapp, assessora do Setor Missão da CRB Nacional, fala de suas impressões sobre a experiência de estar inserida na cultura e trabalho missionário realizado na cidade.

Queridas irmãs e queridos irmãos, 

Partilho com vocês a experiência missionária que estou fazendo nesse mês, em visita à comunidade religiosa missionária intercongregacional que atua em Silva Macua, diocese de Pemba, situada a 80 quilômetros da cidade de Pemba, sede da diocese, em Moçambique. Cheguei no dia 08 de julho e permanecerei até 8 de agosto, portanto, um mês. 

Neste breve contato com o povo moçambicano, pude perceber a beleza, a acolhida e a alegria deste povo, expressas nos cantos e danças ao som dos tambores e nos coloridos vivos das roupas (capolanas – panos usados, como saias, pelas mulheres).

Participei no domingo, 9 de julho, da celebração com a comunidade de Silva Macua, rezada nos idiomas Macua, Maconde e Português. A tarde, participei do encontro de missionárias e missionários desta região.

Também tomei parte de um encontro de mulheres da região, organizado e conduzido pelas Irmãs da missão. E ainda, da celebração de encerramento de um curso para catequistas em nível diocesano, com duração de um mês, realizado na Paróquia de Metoro, da qual as nossas missionárias fazem parte. O bispo dom Luiz Fernando Lisboa, brasileiro, passou uma tarde conosco na comunidade das Irmãs e convidou-me para participar da Celebração Eucarística e almoço de encerramento das atividades do seminário diocesano, nível propedêutico.

Em um dos dias, fiz visitas a escolinha comunitária, onde as Irmãs colaboram em Silva Macua, a escola estadual e a escola de Metoro, dirigida pela Irmãs Filhas de Jesus, onde uma de nossas missionárias atua, no reforço escolar. 

Dia 16, iniciamos o retiro que será concluído no dia 21 deste mês. 

Nesse contato com essa realidade pude notar a pobreza extrema desse povo, as imensas necessidades dessa missão, os desafios e a generosidade do bispo e das missionárias e missionários que atuam nesse chão, lançando, com confiança, a semente da Palavra de Deus. 

Onde fui, sempre me encontrei com muitas crianças, alegres, ágeis, sorridentes, livres que logo aprenderam meu nome e me chamavam, dizendo: ” Irmã Fátima, Irmã Fátima!”, disputando para caminharem ao meu lado, segurando as minhas mãos. São graciosas, contentam-se com tão pouco.

Em tudo louvo e agradeço a Deus Uno e Trino por esta oportunidade de poder comungar de perto com a realidade desta missão. Sou grata a todas as pessoas que partilham e colaboram, para que o evangelho de Cristo seja anunciado a estes nossos irmãos e irmãs e se enraíze nesta cultura, neste chão, da mãe África. 

Abraços e preces a todas e a todos!

Irmã Maria de Fátima Kapp

Missionária Serva do Espírito Santo

Assessora Executiva do Setor Missão da CRB Nacional

 

Publicações recentes