Campanha da Fraternidade Ecumênica é tema do Curso de Verão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O 29° Curso de Verão, promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), na PUC-SP, reuniu os participantes nesta segunda-feira(11), para discutir sobre a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica que terá a “Casa comum, nossa responsabilidade” como tema este ano. A abordagem é relacionada com a temática do curso, a “Economia promotora dos direitos humanos e ambientais”.

A pastora luterana e secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Márcia Bencke será a terceira assessora do curso falou sobre a CF para os mais de 200 cursistas. “O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 precisa ser refletido a partir da pergunta pelos interesses e pelos valores que orientam a vida na Terra”, escreveu ela no livro que serve de base para a edição deste ano do curso. “É olhar para as ações humanas e assumir que elas têm um alto poder de destruição.”

O bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil(IEAB) e presidente do CONIC, dom Flávio Irala também falou sobre a temática na abertura do curso no último dia 6. “Nossos temas estão caminhando juntos, espero que sejam bem tratados, o amor, a justiça e a nossa mãe natureza”, disse ele antes de cantar e tocar uma música para os cursistas.

A preservação do meio ambiente tem estado em mais evidência no meio eclesial desde o ano passado com a publicação da encíclica Laudato si’ pelo papa Francisco. “Nós sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, não se arrepende de nos ter criado. A humanidade ainda possui a capacidade de trabalhar em conjunto para construir a nossa casa comum”, afirmou o pontífice no documento.

O curso

O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização Popular (CESEEP) realiza de 6 a 14 de janeiro de 2016 o 29º Curso de Verão. Trata-se de um espaço ecumênico e inter-religioso que visa à formação popular no campo sócio-político-cultural, a partir da realidade e seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do empenho na transformação da sociedade. O curso será realizado na PUC-SP , Rua Ministro Godoy, 969 – Perdizes – São Paulo. A inscrição pode ser feita on-line no site do CESEEP: WWW.ceseep.org.br.

Estão programados três momentos fortes de estudos e reflexões a partir dos temas oferecidos pelos assessores – Mapeando a realidade: economia e meio ambiente, com o economista e professor da PUC SP, Ladislau Dowbor e com a coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental, Adriana Ramos; Bíblia e Teologia, com o bispo emérito do Recife, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), dom Sebastião Armando Gameleira; Pastoral com a secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Romi Márcia Bencke.

Assim, toda temática oferecida pelo Curso de Verão 2016 é de suma importância para que se possa entender a atual crise econômica local e mundial. Busca-se olhar para além das aparências e apontar como raízes desta crise a total financeirização da vida econômica e a forma descontrolada como atua o capital financeiro, arruinando países inteiros.

CENTRO ECUMÊNICO DE SERVIÇOS À EVANGELIZAÇÃO E DUCAÇÃO POPULAR – CESEEP
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 993 cjto. 205 – Bela Vista
01317-001 São Paulo – SP
Tel./fax: (11) 3105-1680
ceseep@ceseep.org.br
WWW.ceseep.org.br

Fonte: Site Franciscanos

Publicações recentes