CAM4 – Comla 9: Bispo da Nicarágua fala da relação da palavra de Deus com o mundo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Geraldo Martins| 27.11.13| O secretário geral da Conferência Episcopal da Nicarágua, dom Silvio Báez, destacou a importância da Palavra de Deus para o mundo de hoje na conferência que proferiu na tarde desta quarta-feira, 27, durante o 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4-Comla 9), em Maracaibo.“Se não oferecemos a palavra de Deus ao mundo, o que temos a oferecer?

Toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada”, disse, citando a Exortação Apostólica ‘Alegria do Evangelho’ divulgada ontem pelo papa Francisco.

Dom Báez recordou que a Igreja “lamentavelmente” já assumiu posições que levaram a antagonismos em relação ao mundo. Em sua opinião, constituíram-se em atitudes equivocadas na sua relação com o mundo. “Uma Igreja sobre o mundo, em atitude de arrogância; contra o mundo, fora do mundo (postura de fuga), frente ao mundo (competidora do poder religioso e secular), paralela ao mundo (com sua própria historia de salvação)”, disse.

Em relação à Palavra de Deus, dom Báez disse ser necessário responder a três perguntas que são, respectivamente, de ordem antropológica, teológica e pastoral: o ser humano é capaz de escutar a palavra de Deus?; o ser humano é capaz de entrar em diálogo? que comporta pastoralmente a relação da palavra de Deus e a realidade.

Segundo dom Báez, a primeira função da Palavra de Deus é com os discípulos. “O discipulado missionário se fundamenta na escuta de Cristo e na comunhão com Ele. É uma participação no seu modo de ver”.

O bispo mostrou também a relação que há entre a Palavra de Deus e o Reino de Deus. “É necessário redescobrir a urgência de anunciar a palavra para que venha o reino de Deus pregado por Jesus Cristo”, sublinhou.

Na manhã desta quinta-feira, 28, estão previstas outras duas conferências. Na parte da tarde os congressistas aprofundam as reflexões nos 22 fóruns temáticos organizados nas salas do Palácio de Eventos em Maracaíbo.

As atividades do CAM 4 – Comla 9 se estendem até domingo, 1º de dezembro.

Publicações recentes